Saber impor limites de acordo com seus desejos e necessidades é essencial diante de qualquer situação – não apenas dentro do âmbito profissional. Entretanto, pedidos e propostas inadequadas ou desagradáveis são recorrentes dentro da fotografia.

Por isso, saber dizer não sem demonstrar grosseria ou má vontade é uma habilidade que deve ser trabalhada, principalmente por fotógrafos que não se sentem confortáveis negando algo a um cliente, amigo ou familiar.

Dicas para dizer não sem ser grosseiro

Explique o motivo de forma clara

Não demonstre nervosismo na hora de negar um pedido, seja de um amigo, familiar ou cliente. Fale de forma clara e direta ao ponto o motivo pelo qual você não pode aceitar.

É normal que, em situações que nos sentimos desconfortáveis, a tendência é de nos explicarmos demais ou até mesmo tentarmos nos desculpar por responder daquela maneira.

Porém, o importante é se mostrar seguro com aquela decisão, bloqueando qualquer abertura para que haja insistência da outra parte.

Um motivo claro e lógico não deve abrir margem para que a pessoa insista até você se sentir pressionado e aceitar, faça muitas perguntas ou até mesmo se ofenda.

Um exemplo bem comum dentro do universo fotográfico é: quando você está em um evento ou reunião de família e alguém, ciente da sua profissão, pede para que você se encarregue das fotos sem realmente ter contratado seu serviço.

Familiar: “Já que você já está aqui na festa, consegue tirar as fotos para nós?” 
Profissional: “Poxa, hoje não consigo… Essa semana foi corrida e tirei este momento para aproveitar e descansar.”

Perceba seu tom de voz

Falar de maneira clara não significa que você precisa ser incisivo demais em seu tom de voz. Muitas vezes, uma voz muito firme pode soar fria ou grosseira.

Explique seu motivo com naturalidade, tentando manter um tom amigável e descontraído – pelo menos na sua primeira resposta. Assim, você diminui o risco de ofender alguém.

Se a pessoa insistir em seu pedido e não parecer aceitar um ‘não’ como resposta, você pode adotar um tom de voz ainda mais firme, impossibilitando uma insistência maior.

Perceba que, para navegar nesse tipo de situação, você precisa observar o desenrolar da conversa para saber como responder da maneira mais eficaz.

Ofereça uma alternativa

Uma forma de dizer não para alguém sem sentir que está deixando a pessoa na mão é oferecer uma outra opção. Assim, você demonstrará boa vontade e mais naturalidade, mostrando iniciativa para ajudar mesmo sem aceitar aquela proposta.

Seguindo o exemplo anterior, se caso o anfitrião da festa insistir em seu pedido para que você tire as fotos, você pode utilizar essa estratégia.

Familiar: “Já que você já está aqui na festa, consegue tirar as fotos para nós?” 
Profissional: “Poxa, hoje não consigo… Essa semana foi corrida e tirei este momento para aproveitar e descansar.”
Familiar: “Sério? Ahhh, você já está aqui… Não tenho tempo para tirar as fotos no meio da correria! Me ajudaria tanto!”
Profissional: “Desculpa, hoje não consigo mesmo. Mas vamos fazer assim: na próxima festa, me manda uma mensagem antes, que conversamos para fechar uma proposta legal. Vou amar fotografar seu próximo evento!”

Oferecer alternativas para clientes que entram em contato com pedidos inadequados ou fora do seu escopo de trabalho também é uma boa ideia. Afinal, um atendimento realizado com simpatia é uma ótima maneira de fazer as pessoas lembrarem da sua marca.

Por exemplo:

Cliente: “Sei que você faz ensaios newborn, mas gostamos muito do seu trabalho. Você poderia abrir uma exceção e tirar as fotos do nosso casamento?”
Profissional: “Muito obrigada! Infelizmente não consigo. Minha agenda está cheia, e não tenho experiência com esse nicho. Porém, tenho um colega muito talentoso que é especialista em fotografia de casamentos. Vou encaminhar o contato dele.”


Aprender a rejeitar situações indesejadas é uma forma de valorizar o próprio trabalho e ensinar o outro a fazer o mesmo.

A motivação por trás de grande parte das propostas inconvenientes vem da ideia de que o trabalho do fotógrafo é muito fácil – é apenas apertar um botão e tirar uma foto. Porém, como você bem sabe, não é bem assim.

Para ler mais sobre a preferência das pessoas por fotógrafos profissionais, acesse este artigo.

É importante também lembrar que você está rejeitando uma proposta, uma situação, e não a pessoa.

É natural nos sentirmos culpados por falar não, com medo de parecermos antipáticos ou demonstrarmos má vontade. Porém, é necessário entender que não é pessoal e lembrar de priorizarmos nossas necessidades e desejos, mesmo se o outro acabar se sentindo ofendido ou irritado.


Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀