Uma das datas comemorativas mais populares no Brasil é o Dia das Mães. Ela movimenta muito o faturamento do varejo nacional, perdendo somente para Black Friday e Natal.

Já no mercado de fotografia, o Dia das Mães traz ótimas possibilidades para aumentar o faturamento, principalmente para profissionais que trabalham na área de família e gestante.

É comum que os profissionais destas áreas criem promoções e pacotes especiais de mini ensaios, proporcionando lindas e emocionantes recordações para as mamães.

No entanto, é preciso estar preparado para não perder o timing das ações. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples e poderosas para você vender muitos mini ensaios de Dia das Mães.

O que é mini ensaio?

Como o nome sugere, o mini ensaio é uma sessão de curta duração (30 minutos), com tema fixo, preço promocional e agenda limitada.

Este formato se popularizou rapidamente no Brasil, e muitos fotógrafos abrem suas agendas para mini ensaios temáticos de Páscoa, Dia das Mães, Natal e etc.

Além de gerar uma excelente receita em determinados períodos do ano, os mini ensaios possibilitam a fidelização de novos clientes, que poderão voltar a fazer negócios com você no futuro.

Divulgue com antecedência

É fundamental que inicie suas ações de divulgação com pelo menos 1 mês de antecedência do Dia das Mães, para que os clientes estejam cientes da promoção e possam se organizar.

Explore todos os meios de comunicação a que você tem acesso, como suas redes sociais, site e blog, contatos no WhatsApp e e-mail marketing.

Quanto antes você iniciar a campanha, melhor, uma vez que mais e mais pessoas serão impactadas pela sua mensagem ao longo do tempo.

Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos

Crie um pacote especial de mini ensaio de Dia das Mães

O mini ensaio tem características distintas de um ensaio comum, já que a sua duração é bastante reduzida e o tema não é personalizável.

Além disso, o preço deve ser menor e as vagas limitadas, de forma a atrair os clientes com mais facilidade.

Mas atenção, é importante deixar bem claro que esse pacote é exclusivamente promocional, e não estará mais disponível após determinada data.

Isso mostra que essa condição é restrita àquele período, e que os demais pacotes fixos que você oferece não sofreram redução nos preços.

No PDF de Dia das Mães, inclua os seguintes dados:

• Preço do pacote promocional;
• Tempo de duração do ensaio;
• N° de trocas de roupa e cenários;
• N° de fotos inclusas;
• Valor por foto extra;
• Forma de entrega das imagens;
• Datas para agendamento;
• Informações de contato.

Use peças com design temático

Um aspecto fundamental para qualquer campanha, é a qualidade do visual das peças de comunicação.

Um bom design faz toda a diferença na apresentação de qualquer empresa.

Para a sua campanha de mini ensaios de Dia das Mães, opte por criar imagens temáticas, usando elementos que remetam à data, como, corações, flores, e tons femininos.

É interessante manter todas as peças com padrões similares, usando sempre as mesmas fontes, cores, texturas e elementos. Isso cria uma unidade no material, deixando-o com um aspecto mais profissional.

Se não tiver um conhecimento básico em design gráfico, vale a pena procurar um profissional da área para criar as peças para você. Esse investimento pode ser determinante para o sucesso da sua campanha.

Algumas peças básicas de marketing:

• Artes para Instagram e Facebook;
• E-mail marketing;
• Flyer para distribuir;
• Banner para o site e blog;
• PDF temático e exclusivo de Dia das Mães.

Faça parcerias na área de beleza

Uma boa ideia é fazer parcerias com profissionais da área de beleza, oferecendo para as mamães a opção de fazer cabelo e maquiagem antes da sessão.

Agregar esse serviço pode ser um grande diferencial para a sua campanha, pois, permite que as mulheres se sintam ainda mais bonitas e confiantes durante a sessão de fotos.

Você pode criar opções de preços com ou sem os serviços estéticos, deixando para o cliente escolher o pacote que melhor se encaixa em suas necessidades.

Mostre seu portfólio de Dia das Mães

As pessoas sempre gostam de ter uma boa ideia daquilo que receberão ao contratar um serviço, não é verdade? E na fotografia isso não é diferente.

Então, para conquistar de vez os clientes, separe suas melhores fotos de Dia das Mães, mostrando toda a qualidade do seu trabalho.

É muito mais fácil convencer as mamães usando exemplos de mini ensaios que você já realizou.

Caso ainda não tenha um portfólio com o tema, pense seriamente na possibilidade de realizar alguns mini ensaios gratuitos para amigos e familiares.

Escreva um post no blog

Muitas pessoas podem estar procurando por mini ensaios de Dia das Mães na sua região e, geralmente, o Google é o primeiro lugar onde elas irão procurar.

Por isso, produzir um texto caprichado, usando técnicas de SEO, pode contribuir muito para o seu objetivo.

Neste post você pode dar mais detalhes sobre como funciona um mini ensaio, e descreva tudo que está incluso em seu pacote promocional, como duração, preço e quantidade de fotos.

No título da publicação, utilize palavras que possam ajudar os clientes a te encontrar, como: Ensaio fotográfico de Dia das Mães em Curitiba.

Não se esqueça de adicionar algumas fotos para ilustrar o conteúdo e exibir o seu trabalho.

Venda fotos extras

Quando estiver definindo o número de fotos entregues no seu mini ensaio de Dia das Mães, tenha em mente que é preciso guardar algumas cartas – ou fotos – na manga. 😃

Por exemplo, se você consegue 40 excelentes registros durante uma sessão, inclua somente 20 fotos no pacote.

Quando o cliente for escolher essas 20 imagens, possivelmente ficará com vontade de comprar fotos adicionais para guardar como lembrança.

Um sistema de seleção de fotos online completo, como o Selpics, pode te ajudar muito com essa estratégia, uma vez que ele facilita o processo de escolha de fotos, tornando a experiência do cliente muito mais agradável.

Como ele terá mais comodidade e tranquilidade para visualizar e selecionar as fotos, a chance dele adquirir fotos extras é muito maior.

Conclusão

Como pôde ver, os mini ensaios de Dia das Mães tem um grande potencial, podendo aumentar o faturamento da sua empresa de fotografia.

Mas, para isso, é preciso ter planejamento e organização para obter bons resultados.

Para refrescar a memória, nossas dicas foram:

• Divulgue com antecedência;
• Crie um pacote especial;
• Use peças com design temático;
• Faça parcerias na área de beleza
• Mostre seu portfólio de Dia das Mães;
• Escreva um post no blog;
• Venda fotos extras.

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