A fotografia é uma profissão que depende muito de técnica, de criatividade e da visão artística do profissional.
Embora esses conhecimentos possam ser desenvolvidos com o tempo e prática, ter a experiência oferecida por cursos em seu repertório pode elevar a carreira do fotógrafo.
Muitas das habilidades essenciais para um bom fotógrafo requerem estudo – entendimento dos conceitos de luz e sombra, cores, profundidade, manuseio da câmera e outros.
Investir em cursos, além de alavancar o aprendizado, oferece mais credibilidade ao profissional, que receberá certificados para expor em seu currículo. Mas esse não é o único motivo.
A importância dos cursos e certificações para fotógrafos
Destaque maior no mercado
Ter uma formação completa e bons cursos e certificações no currículo é um grande diferencial no mercado competitivo da fotografia.
Para fotógrafos iniciantes, ter boas qualificações para mostrar é um grande pontapé para iniciar a carreira com menos dificuldades.
Portfólio de qualidade
Durante a formação nos cursos, sejam de graduação, profissionalizantes ou voltados a áreas específicas da fotografia, diversos exercícios práticos são obrigatórios para receber o certificado de finalização.
Dessa forma, seu portfólio é constantemente alimentado com trabalhos de alta qualidade avaliados por fotógrafos consolidados enquanto você estuda para evoluir na profissão.
Versatilidade
A matriz curricular dos cursos mais abrangentes estimula o aprendizado de técnicas variadas sem se limitar às necessidades de um nicho específico. Isso constrói a versatilidade do profissional e a capacidade de fotografar com diferentes estilos e ter conhecimento em várias áreas.
A fotografia pode ser aplicada dentro do jornalismo, no marketing, na publicidade, em eventos, além dos inúmeros nichos, como ensaios e os vários diferentes enfoques, cenários e paisagens.
Ou seja, existem muitas possibilidades de atuação, cada uma com uma técnica diferente, e o profissional que possui conhecimento nos mais diversos segmentos consegue se moldar com mais facilidade e ter uma visão mais ampla.
E, mesmo em cursos voltados a um nicho específico, alcançar maestria nas técnicas do seu segmento é extremamente importante para um trabalho de qualidade, um portfólio mais focado e ter ainda mais credibilidade no mercado.
Olhar mais apurado e desenvolvimento da visão artística
Quando o profissional estuda diferentes áreas e as diversas técnicas que elas exigem, além da experiência dentro do curso, seu olhar vai sendo treinado para conseguir capturar melhor os momentos com a câmera.
Além disso, os cursos trazem muitas referências artísticas – de fotógrafos já consolidados, obras de arte, diferentes estéticas, e várias outras. Tudo isso desenvolve a visão artística do profissional que passa a perceber e apreciar mais a arte nos seus arredores, aumentando o leque de possibilidades na hora de fotografar.
Manuseio de diferentes equipamentos
O profissional aprenderá a manusear diferentes câmeras e equipamentos que serão necessários ao longo da sua carreira. Saber utilizar os materiais da sua profissão, até mesmo os que você não usa no seu dia a dia, é um conhecimento muito importante,
Em situações como sessões de fotos onde os equipamentos não são seus, por exemplo, você saberá utilizá-los sem muita dificuldade.
Embora não seja obrigatório, um fotógrafo sem uma graduação ou curso profissionalizante no currículo está muitos passos atrás dos profissionais que decidiram investir no aprendizado e se dedicar aos estudos para evoluir na profissão.
Ter boas certificações no currículo não serve apenas para expor no currículo e encantar clientes ou empresas, é uma das melhores maneiras de desenvolver suas habilidades na fotografia e ter mais qualidade no seu trabalho. No final das contas, é um investimento para sua carreira.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀