O mercado da fotografia vive em constantes mudanças diante dos avanços da tecnologia. E, com o movimento das redes sociais, tendências de técnicas e estilos fotográficos vão surgindo de acordo com o comportamento dos usuários e do que está em alta na internet. 

Nos últimos anos, o minimalismo vem tomando força — e não apenas na fotografia. A estética do “menos é mais” se tornou extremamente popular na arquitetura, na decoração, na moda, e em diversos outros setores. 

Muitos fotógrafos passaram a adotar estilos mais minimalistas e menos posados em seus trabalhos, e, recentemente, técnicas específicas para fazer com que o ensaio fotográfico pareça ter sido tirado diretamente de um filme se popularizaram e viraram tendência.    

O que é o ensaio fotográfico que “saiu de um filme”? 

Apesar dos ensaios tradicionais serem atrativos para muitas pessoas, podem desagradar clientes que preferem outras estéticas. Por isso, os ensaios minimalistas e lifestyle conquistaram o coração de muitos clientes por conseguirem capturar a essência de um momento sem utilizar cenários prontos ou diversas poses.  

Inúmeros vídeos começaram a surgir no Twitter, Instagram e TikTok de fotógrafos compartilhando seus trabalhos utilizando chamadas como “meu cliente pediu para que o ensaio parecesse um filme” e mostrando imagens que realmente parecem ser frames de um longa-metragem.  

A ideia de uma sessão de fotos que parece ter “saído de um filme” —descrição que popularizou o estilo— é combinar a característica descontraída e casual de um ensaio lifestyle e juntar com a proposta de uma terceira pessoa: o fotógrafo vira meramente um acompanhante daquela cena. 

São ensaios que não contam com muitas poses e que tratam os modelos como se fossem personagens de uma história, criando a impressão e a atmosfera de que é um filme sendo desenrolado diante das câmeras. 

Alguns profissionais desse estilo se denominam fotógrafos documentais, registrando de maneira conceitual e delicada momentos do cotidiano que se tornam especiais e mágicos em sua simplicidade. 

Foto: Vitória Cocolichio

Foto: Jade Luzardo


Uma técnica que fotógrafos especializados nesse tipo de ensaio adotaram é a utilização de enquadramentos e proporções que simulam uma tela de cinema. O profissional passa a fotografar em planos comuns da cinematografia, assim como utilizar as proporções “widescreen” (16:9) ou “cinemascope” (21:9), como nos filmes. 

Foto: Vitória Cocolichio


Por que os ensaios cinematográficos estão na moda?

É possível notar que o comportamento dos usuários na internet influencia os gostos e as preferências dos clientes na vida real também.  Algumas tendências dos últimos anos agiram como um fator determinante para que esse estilo cinematográfico esteja em alta no momento. 

O retrô fez um retorno muito forte dos anos 2010 até agora. Se popularizaram os efeitos “vintage”, trazendo a referência de fotografias antigas ou no estilo polaroid, e até mesmo o próprio uso das câmeras analógicas, que entregam essa estética, se popularizou com o público. 

E, dentro do visual clássico do vintage, as fotografias menos posadas e mais conceituais se encaixam melhor do que ensaios produzidos. Em conjunto do apelo por fotos mais descontraídas, casuais e enfatizando a beleza do simples, os ensaios “de cinema” acabaram caindo nas graças dos clientes.

Esse estilo fotográfico consegue reproduzir memórias especiais dos clientes de uma maneira fiel a como realmente aconteceu, revivendo a intensidade, o sentimento e a essência daquele momento de maneira sensível e romantizada. 

Foto: Laura Ballardin


As tendências das redes sociais movimentam diversas áreas importantes da fotografia. Elas podem criar novas técnicas e estilos fotográficos e até mesmo ditar o jeito que estratégias de marketing devem ser exploradas para alcançarem melhores resultados. 

Por isso, um profissional que deseja se destacar ou trazer referências novas para seu portfólio deve sempre acompanhar as ondas da internet. Você pode aprender mais estratégias para pegar carona nas tendências online neste artigo.  


Incorporar novidades em seus trabalhos pode ser uma forma de impulsionar seu negócio. É claro que é preciso avaliar se essas tendências fazem sentido e se alinham com seu nicho fotográfico e sua marca. Porém, estar atualizado em relação a esses movimentos pode ditar o seu sucesso no futuro e fazer com que você se destaque no mercado. 


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