Um erro muito comum dos fotógrafos que buscam melhorar suas estratégias de comunicação e marketing, é a falta de clareza sobre quem é o seu cliente ideal.

Criar conteúdos ou campanhas sem um direcionamento objetivo, dificilmente trará resultados satisfatórios, uma vez que a mensagem pode não atrair a atenção das pessoas certas, aquelas que realmente procuram pelos serviços oferecidos.

Para contribuir com o sucesso dos fotógrafos, decidimos produzir esse conteúdo, que irá mostrar, passo-a-apasso, como criar uma persona na fotografia.

Vem com a gente que o assunto é fundamental. 😃

O que é uma persona?

A persona é um avatar semi fictício, criado para representar o cliente perfeito da empresa. Em outras palavras, ela deve ser o reflexo do público com quem a empresa deseja se relacionar e fechar negócios.

Dessa forma, é crucial que a persona seja elaborada com base em pesquisas e entrevistas reais, evitando o famoso achismo.

Informações necessárias

Não há um padrão sobre as informações necessárias para criar uma boa persona, no entanto, podemos listar alguns aspectos comumente utilizados:

• Gênero;
• Idade;
• Estado civil;
• Nível de formação;
• Ocupação profissional;
• Faixa salarial;
• Estilo de vida;
• Personalidade;
• Sonhos e expectativas;
• Medos e preocupações.

O importante é identificar quais características podem ser relevantes no momento de definir suas estratégias de marketing e venda de fotografia.

Quanto mais informações úteis você levantar, mais bem direcionadas serão as suas mensagens, criando mais interesse e engajamento com o público.

Coleta de dados e informações

É hora de iniciar as entrevistas, pesquisas e observações do seu público. Esteja preparado para fazer muitas anotações, pois é normal que diversas ideias surjam durante esta etapa.

Existem inúmeras formas de obter as informações necessárias, todas elas gratuitas e de fácil acesso. Preparamos algumas sugestões para te ajudar:

Entrevistas

Sem dúvida, a melhor maneira de conseguir um material confiável e robusto, é entrevistando diretamente os seus clientes antigos, fazendo perguntas como:

• Sobre quais assuntos você tem interesse?
• O que gosta de fazer em seu tempo livre?
• Qual seu estilo musical preferido?
• Quais redes sociais costuma utilizar?
• Poderia citar 3 características da sua personalidade?
• Quais eram as suas expectativas ao buscar um fotógrafo?
• O que te motivou a escolher a minha empresa de fotografia?
• Você ficou com algum receio antes de contratar o serviço?

Pense em outras questões que possam te ajudar a montar o quebra-cabeça e elaborar uma persona super completa para a sua empresa.

Seus últimos clientes

Reflita sobre os últimos 10 ou 15 clientes que você fotografou, buscando por padrões e similaridades entre eles.

Suas redes sociais

Análise em suas redes, quais foram os assuntos e conteúdos que conquistaram maior engajamento com o público.

Redes sociais de concorrentes

Seguindo a mesma sugestão acima, estude as redes sociais dos seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles fotógrafos que atendem exatamente o mesmo perfil de cliente.

Grupos em redes sociais

Procure por grupos no Facebook que interessem ao seu público, e observe a forma como essas pessoas interagem, a maneira como escrevem e quais problemas ou sucessos relatam.

Criando a persona

Após concluir a coleta de informações, o próximo passo é estruturar o arquivo da sua persona, usando as características mais relevantes que você identificou.

Seu cliente ideal precisa ter nome, rosto, idade, personalidade, etc. Tudo alinhado com os dados coletados em suas entrevistas e pesquisas.

Pense em seu personagem como uma pessoa de verdade, que irá interagir com a sua empresa, ler seus conteúdos e contratar os seus serviços.

Como usar a persona na fotografia

Como mencionamos no início do texto, uma persona bem construída irá te ajudar a criar mensagens mais adequadas e relevantes.

O segredo é criar conteúdos que conversem diretamente com o personagem, tirando suas dúvidas ou apresentando novidades legais, que chamem a sua atenção.

Além da produção de conteúdos, uma persona pode auxiliar no desenvolvimento de pacotes mais atrativos, com valores mais apropriados à realidade do público-alvo.

Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos

Quantas personas devo ter?

Possivelmente você irá se deparar com diversos tipos de clientes em suas pesquisas, e isso pode trazer a necessidade de criar mais de uma persona para a empresa.

No entanto, sugerimos que crie no máximo 3 personagens, para não perder o foco e ter mais coerência em suas estratégias e conteúdos.

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