Um comportamento frequente dos seres humanos é buscar por opiniões e experiências vividas por outros indivíduos antes de adquirir um produto ou serviço, como uma forma de diminuir a incerteza do investimento.

Possivelmente você já passou por uma situação parecida: Ao pesquisar por algo na internet, como um curso ou livro, descobre diferentes possibilidades e fica em dúvida sobre qual deve escolher.

A princípio, todos parecem ótimas opções, então a única saída é conferir as avaliações deixadas por outras pessoas que já consumiram aquele produto, analisando sua satisfação.

Pois então, esse é o poder da prova social. Ela é capaz de influenciar a percepção que os potenciais clientes podem ter em relação à qualidade daquilo que a empresa oferece. E isso se torna especialmente importante quando o assunto é prestação de serviço, como é o caso da fotografia.

Neste conteúdo mostraremos os benefícios da prova social para fotógrafos, quais são os tipos mais indicados e como o profissional pode utilizar essa técnica para mostrar que é sério e comprometido com o cliente.

Vamos nessa? 😊

O que é prova social?

Prova social é um poderoso gatilho de persuasão utilizado no marketing, com a intenção de aumentar a conversão de vendas através de evidências que comprovam a qualidade de um produto ou serviço.

Essa técnica é baseada no efeito de adesão, um evento da psicologia que aponta como nós, humanos, tendemos a copiar e seguir comportamentos que já foram realizados por outras pessoas.

Benefícios da prova social na fotografia

Como mencionamos num trecho anterior, a fotografia é um serviço, ou seja,é algo intangível, que as pessoas não podem tocar, observar ou sentir para ponderar suas características.

Elas podem olhar o seu portfólio e adorar todos os aspectos do trabalho, percebendo o quão talentoso você é, mas ainda assim, outras dúvidas irão surgir em relação à prestação do serviço, como:

⦁ Este fotógrafo é pontual?;
⦁ Será que ele é simpático e atencioso?;
⦁ Ele é capaz de entregar aquilo que promete?;
⦁ Etc.

Essas dúvidas são muito, muito comuns, e por isso é tão importante que você tenha evidências para mostrar que elas podem confiar em você, assim como outras pessoas já confiaram e tiveram experiências super positivas.

Tipos de prova social para fotógrafos

Existem diferentes formas de prova social, mas vamos focar somente naquelas com as quais os fotógrafos podem trabalhar com mais facilidade para melhorar sua credibilidade e aumentar as chances de conversão de vendas.

Depoimentos de clientes

Esse é o formato mais utilizado pelos fotógrafos. Trata-se de conseguir comentários positivos de clientes já atendidos, relatando como foi o trabalho, se tudo ocorreu tranquilamente e qual impressão teve do profissional.

Números da empresa

Nesta opção o profissional pode mostrar que é confiável e talentoso através de números da empresa, como, por exemplo:

⦁ Número de clientes atendidos;
⦁ Número de fotografias entregues;
⦁ Número de seguidores nas redes sociais;
⦁ Número de palestras realizadas;
⦁ Etc.

Prêmios

Não que você precise necessariamente ser um fotógrafo premiado para comprovar seu talento, mas vamos concordar que, ao ganhar um prêmio dos seus pares, por um trabalho diferenciado, alguns pontinhos positivos são acrescentados à sua imagem.

Interações nas redes sociais

Interações nas redes sociais também geram prova social

Receber comentários positivos em publicações de redes sociais também contribui bastante para construir uma boa reputação. Isso mostra que seus clientes antigos gostam de você e que suas fotos chamam a atenção de outras pessoas.

Apesar de evidente, é importante lembrar que todas as provas devem ser verdadeiras, independente do formato. Inventar números ou depoimentos falsos não é uma boa ideia, pois, começar uma relação com o cliente baseado em mentiras, tem tudo pra dar errado.

Onde mostrar as provas sociais

Bem, agora que já vimos os tipos de prova social mais indicadas para os fotógrafos profissionais, vamos dar algumas ideias de como você pode mostrá-las para o público de forma a ganhar mais credibilidade.

Site

A primeira sugestão é usar o seu site como ferramenta para mostrar que você é digno de confiança. A maioria das pessoas vai diretamente para a sua página de internet para encontrar mais detalhes sobre o seu trabalho.

Você pode colocar os depoimentos de clientes na página inicial do site, mas também pode aproveitar os mesmos testemunhos nas páginas de portfólio, mostrando o resultado do trabalho e a experiência relatada pelo cliente.

Ainda no site, uma boa sugestão é aproveitar a página “Sobre” para falar um pouco dos prêmios que conquistou ao longo da carreira. Utilizar selos e certificados desses reconhecimentos também contribui para a sua reputação.

Redes sociais

Atualmente a rede social mais utilizada pelos fotógrafos é o Instagram, e isso faz todo sentido, afinal, a plataforma foi desenvolvida com a intenção de privilegiar conteúdos visuais, como fotos e vídeos.

Aproveite os depoimentos recebidos por clientes para criar imagens para seu feed e, se possível, pergunte ao cliente se não há problema em marcá-lo na publicação. Isso dá um aspecto mais verídico para a avaliação.

Outra dica é criar destaques com Stories em seu perfil, como:

⦁ Sobre;
⦁ Depoimentos;
⦁ Clientes.

Para cada destaque é possível trabalhar com um tipo de prova social. Por exemplo, no destaque “Clientes” você pode publicar imagens de clientes satisfeitos, exibindo um álbum diagramado.

Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos

PDF de orçamento

Para finalizar, nossa última dica é aproveitar o PDF de orçamento enviado ao cliente para reforçar sua credibilidade.

Para isso, dedique um slide para colocar uns 2 ou 3 depoimentos curtos. Também vale encontrar um lugarzinho para colocar suas premiações dentro do documento. 

É importante lembrar que é preciso exibir as evidências de forma sutil e natural, sem parecer metido e arrogante. Caso contrário, a estratégia pode gerar o efeito contrário no público.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀