É comum ver fotógrafos reclamando que o negócio não está indo como esperavam, jogando a culpa nos concorrentes ou no mercado de forma geral. No entanto, em muitos casos, as próprias atitudes dos profissionais podem estar sabotando seu crescimento.
Práticas que parecem inofensivas, como não atualizar o portfólio de maneira periódica, podem prejudicar menos o negócio do que a própria competição do mercado.
A seguir, você entenderá quais atitudes devem ser evitadas para não comprometer o seu trabalho.
Quais são os verdadeiros adversários do fotógrafo?
Falta de estudo
O maior erro de um profissional de qualquer área é achar que o estudo inicial para começar uma carreira é o suficiente, mas não é bem assim. A prática de estudar deve ser contínua para que ele esteja sempre a par das novas tendências da profissão e aprimorando suas habilidades.
A fotografia é muito influenciada por tendências de estética e gostos do público — que podem mudar muito rapidamente. Por isso, é fundamental se antenar nas novidades da área.
Não ir atrás de parcerias
Uma das maneiras mais eficazes de potencializar uma campanha nas redes sociais e ampliar a visibilidade de um negócio é construir parcerias com outros profissionais, empresas ou estabelecimentos.
Dessa forma, você consegue alcançar um público maior em suas ações de comunicação — divulgando ainda mais o seu serviço — e potencialmente fecha novos contratos.
Você pode ler mais sobre como fechar parcerias na fotografia aqui: Como fazer parcerias na fotografia para atrair mais clientes
Subestimar o networking
Ter uma rede de apoio de profissionais da área é crucial. Isso ajuda a criar laços, a compartilhar desafios e experiências rotineiras com quem enfrenta situações similares. Além disso, pode abrir portas na carreira.
Um bom networking pode oferecer mais oportunidades para fotógrafos que desejam expandir sua audiência — fechando parcerias ou recebendo convites para eventos e palestras, por exemplo.
Subestimar a necessidade de uma boa rede de contatos não é uma atitude muito recomendada para evoluir na fotografia.
Você pode ler mais sobre networking e sua importância aqui: Networking para fotógrafos: Como construir sua rede de contatos e parceiros
Negligenciar o atendimento ao cliente
Por conta da rotina corrida da fotografia, muitos profissionais podem acabar negligenciando — mesmo que não intencionalmente — o atendimento do seu serviço.
Demorar demais para responder mensagens de orçamento, dúvidas ou até mesmo parecer muito apressado durante a conversa pode prejudicar o processo da venda, fazendo com que o potencial cliente desista da contratação. Um atendimento não satisfatório pode transmitir uma impressão negativa.
Por isso, procurar estratégias para facilitar o processo de atendimento, investir em ferramentas ou até mesmo reservar mais tempo durante a semana para se dedicar a essa demanda, é crucial para a sua carreira.
Você pode ler mais sobre como realizar um atendimento de qualidade aqui: Dicas para fazer um ótimo atendimento na fotografia
Não atualizar o portfólio
Seu portfólio é a vitrine do seu trabalho. É dessa maneira que o potencial cliente irá definir se você é o profissional que ele está buscando para seu ensaio, evento ou projeto.
Manter seu site profissional ou redes sociais atualizados é fundamental para expor suas técnicas e habilidades atuais, mostrando de maneira fiel como estão os seus trabalhos e o que você pode oferecer.
Um fotógrafo que falha em atualizar de maneira constante o seu portfólio pode ter suas vendas prejudicadas. Afinal, uma vitrine desatualizada impede que o cliente entenda se aquele estilo fotográfico é o que ele procura no momento.
Leia mais sobre a necessidade de manter seu portfólio atualizado aqui: Portfólio de Fotografia: A importância de atualizar anualmente
É importante lembrar que, embora existam concorrentes diretos no mercado fotográfico, como outros profissionais da área, o diferencial está em focar nas qualidades do próprio serviço.
Em vez de gastar energia comparando-se constantemente com a concorrência, direcionar a atenção para aprimorar a experiência do cliente, aperfeiçoar a técnica e fortalecer o relacionamento com o público pode ser a chave para se destacar.
Construir uma marca autêntica e investir em atitudes que valorizam o próprio trabalho contribuem de maneira mais significativa para o sucesso no mercado.
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