A fotografia é uma profissão que depende de muitos outros fatores além da técnica e do equipamento. Um profissional focado e produtivo consegue se destacar no mercado com mais facilidade, considerando a competitividade da área e o ritmo de trabalho. 

Mas não é apenas isso: ser criativo e se manter inspirado também são características importantes do profissional da fotografia. Diante disso, os padrões de produção e esforço constante do mercado não são compatíveis com os fotógrafos. 

Afinal, manter o mesmo nível de produtividade todos os dias e se concentrar no trabalho por horas e horas, pode sobrecarregar o profissional. Ele, por sua vez, perde a habilidade de pensar além do operacional e do piloto automático. 

Algumas técnicas não tão convencionais para estimular a produtividade de uma maneira mais saudável usam a criatividade e a imaginação como elementos integrados em suas propostas. Dessa forma, você melhora seu desempenho enquanto motiva sua mente a pensar de forma mais criativa mesmo durante tarefas mais monótonas e cansativas.

O que são “técnicas não convencionais”?

Quando falamos de técnicas não convencionais, nos referimos a abordagens, práticas ou métodos que fogem do comum, do tradicional. São inovadoras e criativas, buscando soluções para determinado propósito fugindo da rotina.

No caso das técnicas de produtividade, são oferecidas com objetivo de melhorar seu desempenho profissional ou diante de tarefas pessoais de uma maneira menos óbvia e mais lúdica. 

Dessa forma, você não apenas aumenta sua produtividade como também encontra uma forma de se entreter diante de demandas mais difíceis. 

Técnicas não convencionais de produtividade

Mudar o ambiente de trabalho

A maioria das pessoas trabalham no mesmo ambiente todos os dias. Seja no escritório de casa, ou em um local fixo de trabalho. De qualquer forma, esses ambientes acabam se tornando monótonos e podem se associar a sentimentos negativos – como exaustão, frustração ou a sensação de estar improdutivo.  

Mudar de local pode estimular a criatividade e manter o interesse pelo trabalho, variando um pouco o espaço no qual você está produzindo e ajudando no fluxo de novas ideias. 

Receber um pouco de inspiração para produzir pode ser tão simples quanto trocar de cômodo, experimentar trabalhar em estabelecimentos como cafés ou coworkings, ou, se você trabalha em um escritório ou estúdio fixo, encontrar um ambiente diferente para mudar um pouco de ares.

O jogo dos 2 minutos

Essa estratégia é um ótimo jeito de cortar o hábito da procrastinação – principalmente em relação a tarefas rápidas de serem feitas, mas que você tende a adiar por muito mais tempo que demoraria para finalizá-las.

A regra é: se uma atividade demora dois minutos ou menos para ser completada, então você as faz nesse exato momento. 

É claro que, quando se trata de fotografia, a maioria das coisas não ficam prontas em dois minutos. Porém, um objetivo pode ser iniciado em dois minutos ou menos. 

Ou seja, você precisa começar a editar as fotos de um ensaio? Edite a primeira. Quando você menos perceber, já estará quase finalizando. 

Você tem e-mails para responder que não consegue tirar forças para começar? Leia e responda o primeiro da caixa de entrada. Isso trará mais motivação para finalizar o resto – afinal, você já começou.

Essa tática é para os profissionais que enrolam suas atividades por qualquer motivo, seja pelo tamanho da demanda, pela quantidade de etapas, por pura procrastinação ou até mesmo porque é uma tarefa muito pequena que não é tão importante (até o momento de você procrastinar, enrolar e quando percebe, não fez ainda).

Caixa de ideias aleatórias 

Sabe quando temos alguns insights ou momentos de inspiração que vão embora tão rapidamente quanto chegam?

Anote suas ideias – por mais malucas e inviáveis que sejam. Crie uma caixa de inspiração e, toda vez que você se sentir improdutivo e sentir que seu trabalho não está rendendo, você pega uma ideia da caixa para estimular sua criatividade.

Quem sabe aquela inspiração pode ser o que faltava para finalizar um projeto ou pode ser uma fonte de outro insight para terminar uma demanda? 

Mesmo se não for, reler seus pensamentos pode oferecer um momento de descontração e uma dose de serotonina para o cérebro – fazendo com que seu trabalho se torne mais leve e menos desgastante. 

Se desconecte

Pode parecer contraprodutivo, mas tirar um momento para recarregar as energias é uma ótima forma de produzir mais e melhor. Insistir em produzir quando você está se sentindo frustrado, cansado e sobrecarregado pode diminuir a qualidade das suas entregas e só alimentar um ciclo vicioso.

Diante de prazos e demandas urgentes, é difícil dar alguns passos para trás e descansar. Porém, incorporar alguns métodos de foco pode ser uma boa maneira de se desconectar um pouco. 

Determine um tempo para investir concentração total no seu trabalho, seja 25 minutos, 30, 1 hora… E, quando esse prazo acabar, tire 5 ou 10 minutos para descansar um pouco a cabeça.

Para os profissionais que possuem horários mais flexíveis, tirar um dia para praticar o descanso criativo é um ótimo jeito de se inspirar, buscar novas referências e tirar a mente do trabalho. 

Você pode ler mais sobre a importância do ócio e do descanso neste artigo


Praticar alguns jeitos de estimular sua produtividade de uma maneira mais saudável e criativa pode aumentar seu desempenho, diminuir os sentimentos negativos em relação ao rendimento do trabalho e também entregar uma rotina menos estressante. 


Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀