Conquistar clientes na fotografia e fechar um contrato com sucesso pode ser um grande desafio para um profissional da área.

E, muitas vezes, o verdadeiro problema não está em alcançar esse potencial cliente, mas sim na hora de despertar seu interesse e motivá-lo a contratar o serviço. 

Existem algumas atitudes que podem estar afastando o cliente do fotógrafo e fazendo com que ele não se sinta encorajado a se comprometer com aquele negócio.

É fundamental que o profissional saiba as maneiras que pode estar prejudicando a relação com o potencial cliente, mesmo que não seja intencional, para saber como reverter ou evitar.

Jeitos que você pode estar afastando seu cliente

Falta de profissionalismo

Um fotógrafo que não demonstra profissionalismo e seriedade em seu negócio não apenas afasta o cliente mas cria uma reputação negativa em cima de sua marca. 

Seja em relação à maneira de se comunicar, de apresentar seu serviço ou de se portar na frente de potenciais clientes, a falta de profissionalismo impacta diretamente na quantidade de contratos fechados. 

Alguns fatores negativos podem fazer com que o potencial cliente nem perca tempo ao tentar contratar seu serviço, como: fotógrafos que têm um histórico de não cumprir prazos estabelecidos previamente ou que rebatem ideias e propostas de seus clientes por preferências individuais, pois esse perfil tende a não ser recomendado pelos clientes anteriores.

Quando se trata de um potencial cliente que está entrando em contato pela primeira vez, um fotógrafo que nega fazer algum tipo de ensaio específico ou fotografar pessoas específicas por motivos pessoais, por exemplo, demonstra falta de profissionalismo e comprometimento com a profissão, podendo causar uma péssima primeira impressão. 

Atendimento rápido, frio ou impaciente

Apesar da correria da profissão acabar tornando difícil acompanhar com calma todos os orçamentos e contatos com potenciais clientes, o primeiro atendimento é uma das principais etapas para garantir uma contratação. 

Interações muito secas ou que parecem apressadas podem desmotivar o cliente e fazer com que ele desista de contratar o seu serviço. Afinal, a primeira impressão é a que fica. 

Além disso, transmitir impaciência ou rispidez quando o potencial cliente fizer várias perguntas ou tentar tirar dúvidas sobre seu negócio ou serviço também é uma maneira de desencorajá-lo de fechar o contrato. 

Existem algumas estratégias para facilitar o atendimento ao cliente, principalmente para fotógrafos autônomos responsáveis por todas as etapas do trabalho.

Uma delas é a criação de scripts de atendimento, que auxiliam tanto na comunicação com o cliente quanto a manter um padrão de qualidade em todas as interações.

Você pode ler mais sobre scripts de atendimento, com exemplos práticos, neste artigo.  

Preços altos ou desalinhados com o público-alvo

Definir um público-alvo para seu negócio é fundamental para desenvolver todo o branding da sua marca, assim como planejar estratégias de marketing certeiras e alcançar a audiência desejada. 

Um dos fatores que devem entrar em consideração na definição do público-alvo é a situação socioeconômica do seu potencial cliente. 

Se você está vendendo serviços e pacotes voltados a um público A, porém alcançando potenciais clientes dentro da categoria C, por exemplo, é preciso reavaliar ou os preços dos seus produtos ou as estratégias de marketing, para alinhar o trabalho com a sua audiência.  

Além disso, é possível que você esteja utilizando estratégias de precificação inadequadas. Isso pode estar assustando seus clientes com os preços dos seus serviços ou fazendo com que eles não vejam vantagem na sua proposta.

Preços excessivamente altos sem uma justificativa clara podem afastar os potenciais clientes. 

Uma das estratégias eficazes para reverter esse tipo de situação é a ancoragem de preços

Você também pode entender mais sobre a diferença entre valor e preço do seu negócio aqui

Redes sociais desalinhadas com o negócio

As redes sociais são ferramentas poderosas na hora de alcançar potenciais clientes. E, quando suas plataformas não estão alinhadas com sua marca ou serviço, pode confundir e afastar as pessoas que estão buscando um profissional. 

Feeds do Instagram bagunçados, com muita informação ou conteúdos aleatórios, falta de informação sobre o serviço em si — seja na bio, nas publicações ou nos stories… 

Todos esses fatores podem causar uma falha no entendimento do potencial cliente na proposta do seu negócio e acabar afastando-o. 

Trabalhar o branding da sua marca de maneira condizente e bem construída é uma forma de evitar ou reverter esse tipo de problema. Você pode ler mais sobre aqui


É extremamente importante saber causar uma boa primeira impressão para o potencial cliente, além de navegar de maneira adequada as primeiras interações, assim diminuindo as chances de que ele perca o interesse em seu serviço e, consequentemente, desista da contratação.

Um fotógrafo precisa manter o interesse do cliente e motivá-lo ao fechar o contrato, e não o contrário.

Por isso, avalie a necessidade de repensar em práticas e atitudes que você pode estar aplicando em seu negócio que estão prejudicando sua relação com clientes em potencial. 


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