Conquistar clientes e vender seu serviço são resultados de uma junção de fatores que vão além da qualidade do trabalho – mesmo este sendo de extrema importância na fotografia.

Saber conversar, atender, convencer e, possivelmente, resolver problemas, é um grande diferencial dentro do mercado.

Já explicamos neste artigo a importância de um bom atendimento como fotógrafo. É a maneira mais certeira de fidelizar o consumidor, conhecer seu público de um jeito mais profundo e incentivar seus clientes a te indicarem para os outros.

Uma das estratégias possíveis para manter seu atendimento no mesmo nível em todas as negociações é a criação de scripts de atendimento. Essa ferramenta é bastante utilizada quando a empresa possui uma equipe ou um profissional de suporte.

Mas também pode ser muito útil para fotógrafos que trabalham sozinhos, padronizando e otimizando a comunicação.

O que é script de atendimento?

O atendimento ao cliente, apesar de ser um elemento crucial para criar conexão com seu consumidor e elevar a boa reputação da sua empresa, pode ser uma tarefa difícil do dia a dia, consumindo muito tempo e energia.

Os scripts de atendimento são documentos compostos por instruções detalhadas de como agir e responder aos clientes em cada etapa do atendimento, para que a equipe de suporte possa navegar pelas interações com os consumidores de maneira mais clara e, assim, eliminar as chances de possíveis desentendimentos.

Scripts de atendimento para fotógrafos


A maioria dos fotógrafos não possui equipes grandes ou funcionários focados no suporte, sendo os únicos responsáveis pelo contato com os clientes. Mesmo assim, é possível adaptar o script para a realidade da rotina do profissional.

Quando se trata da fotografia, são inúmeras negociações de propostas, conversas com clientes e muitas perguntas e dúvidas – seja no WhatsApp, e-mail ou qualquer outra plataforma.

São tantas interações que pode acabar fugindo do controle. Alguns detalhes podem passar despercebidos e, com uma carga tão grande, pode ser ainda mais difícil lidar com clientes impacientes ou indelicados.

Então, ter na manga uma padronização do seu atendimento – que é um dos benefícios do script – facilita a comunicação com o público e poupa tempo na hora de responder, afinal, as respostas são elaboradas previamente.

Como elaborar um bom script de atendimento dentro da fotografia

Pensar em um formato que funcione

A fotografia, principalmente quando se trata de ensaios fotográficos, é algo muito pessoal e requer uma conexão com o cliente para entender suas vontades, seus gostos e o que deseja transmitir em suas fotos.

Os scripts de atendimento, principalmente os ‘palavra por palavra’, nos quais os atendentes são instruídos a enviar ou ler as frases do jeito que foram elaboradas no documento, podem acabar passando uma impressão de mecanização, robotização. E não é isso que o fotógrafo busca transmitir ao seu cliente.

É justamente por este motivo que um script ‘tradicional’ de suporte não seria o mais indicado para os fotógrafos, porque, para se conectar com o cliente, ele precisa ser ouvido e não sentir como se estivesse conversando com um robô.

No caso da fotografia, a padronização do atendimento não pode traduzir impessoalidade, e sim qualidade consistente.

Um dos modelos que pode ser usado dentro da fotografia e que auxiliaria o profissional, ao mesmo tempo que não prejudicaria a comunicação com o cliente, é focar o roteiro no contato inicial e eventuais dúvidas que possam surgir.

Levante as informações necessárias para o começo da conversa, elabore respostas para as perguntas mais comuns e lembre que o ideal é sempre adotar uma flexibilidade no script durante o contato.

Entender seu público e o tom de voz

Para conseguir elaborar o roteiro que te guiará durante o contato com o cliente, é preciso entender como seu público fala. Faça uma pesquisa do perfil dos seus clientes para elaborar o script baseado no tom de voz que eles mais utilizam.

É uma conversa mais formal? Ou é mais descontraída, talvez mais jovial? 

Nesta etapa é preciso considerar o nicho em que você atua e o que combina mais com o seu público-alvo – se você construiu uma estratégia de marketing e personas durante a construção da sua marca, é uma ótima hora para rever esse material.

O script transmite, no final das contas, o jeito que você se comunica e o que funciona para criar um vínculo maior com seus cliente

Priorizar a flexibilidade na conversa

Para os fotógrafos, é importante enfatizar novamente que a flexibilidade é crucial. O roteiro finalizado é um ótimo guia, mas entender que o cliente precisa se conectar com você é fundamental.

Grande parte das conversas entre fotógrafo e cliente é fluída e vai depender totalmente do andamento do processo desde o contato inicial até a entrega das fotos – nos casos em que o contrato é fechado.

Ter uma base para se comunicar apropriadamente e manter a qualidade do seu atendimento é essencial, mas tão importante quanto é conseguir conversar de maneira significativa com quem está do outro lado, especialmente quando a pessoa realmente se torna cliente.

Exemplos de scripts de atendimento para fotógrafos

O roteiro que você montará para atender às suas necessidades com seus clientes é singular e depende do seu público e da sua linguagem, porém, alguns exemplos podem te guiar na hora de elaborar o seu.

Primeiro contato

Olá, [nome]! Tudo bem? Obrigada pelo contato e fico feliz que você veio falar comigo para registrar um momento tão especial!

Você poderia, por favor, me mandar seu nome completo, a ocasião e sua ideia/visão para o ensaio?

Envio de orçamento

Claro, envio os valores sim! Eu tenho alguns pacotes pré-definidos para ensaios e estarei anexando o PDF aqui na nossa conversa.

Se você tiver alguma dúvida, pode mandar!

Envio para a escolha de fotos

Olá [nome], tudo bem? Suas fotos ficaram prontas e fiquei muito feliz com o resultado. Espero que você goste e que tenha atendido às suas expectativas. 

Eu criei uma galeria de fotos na plataforma Selpics para facilitar a escolha. O link de acesso será enviado através do e-mail.

Qualquer dúvida, estou aqui!

Eventuais dúvidas

Cliente: Você envia a pasta com todas as fotos sem edição após o ensaio?

Infelizmente eu não faço o envio das fotos sem edição, e o número de fotos são selecionadas para encaixar no pacote que o cliente seleciona.

Mas pode ficar tranquilo que as fotos que entram para o álbum final são sempre escolhidas por você.

Mesmo que você precise alterar ou adaptar algumas respostas dependendo da interação, ter um roteiro como guia facilita o gerenciamento das conversas e poupa um pouco o tempo dos atendimentos, que podem ser em alto volume e demorados.

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