Para qualquer negócio, uma contratação depende de muito mais do que apenas a qualidade do trabalho. Um dos maiores motivadores para que clientes desejem fechar o contrato com uma empresa é sentir segurança diante daquele serviço e do profissional em questão.

Um fotógrafo que consegue transmitir essa segurança e confiança, tanto para clientes quanto potenciais clientes, consegue concretizar contratos com mais facilidade e entregar uma experiência mais positiva desde o primeiro contato.

Maneiras de transmitir confiança e segurança para o cliente

Comunicação clara e transparente

Manter a clareza e a transparência na comunicação com o cliente impacta diretamente na sensação de segurança transmitida para ele. É fundamental fazer com que seu cliente se sinta confortável e seguro em relação ao seu trabalho e, também, com você como profissional. 

Uma linguagem humanizada, empática e atenciosa é crucial para mostrar ao cliente que, ao contratar o seu serviço, ele não apenas receberá um resultado de qualidade, mas também uma boa experiência em todas as etapas do processo. 

Por isso, busque sempre manter um padrão de excelência em seu atendimento e seu contato com os clientes. 

Portfólio profissional e de alta qualidade

Um portfólio bem planejado e estruturado, composto por trabalhos surpreendentes e de qualidade, mostra sua habilidade e sua experiência fotográfica para o cliente. 

Destacar o seu domínio técnico e artístico na profissão oferece mais segurança em relação a qualidade do seu trabalho e ao que o cliente receberá caso feche o contrato. 

Investir em um site profissional e que ofereça mais credibilidade para o seu negócio é uma estratégia eficaz e fundamental para qualquer fotógrafo que deseja transmitir mais confiança para o cliente e aumentar as chances de uma nova contratação.

Depoimentos e avaliações positivas

Feedbacks positivos são cruciais na construção da credibilidade e confiança do seu negócio, agindo como provas sociais da qualidade do seu trabalho e da experiência positiva e satisfatória que você oferece aos clientes.

Implementar em seu negócio a prática de solicitar depoimentos de clientes após todo o processo concluído não apenas transmite mais segurança, atestando a qualidade do serviço, mas também eleva a reputação da sua marca, podendo destacá-lo no mercado. 

Contrato bem detalhado

Ter um contrato transparente e que abrange todas as informações necessárias de maneira acessível, de fácil entendimento e detalhada, demonstra profissionalismo e cuidado com o seu cliente. 

Elaborar esse documento importante com uma linguagem simplificada é uma maneira de fazê-lo se sentir mais seguro, tendo mais confiança de que o serviço que ele contratou está sendo realizado de maneira correta e ética. 

Afinal, não é todo mundo que entende termos e conceitos legais — e entregar ao cliente um contrato complexo e muito difícil de entender não contribui para uma experiência mais esclarecedora e segura. 

Cumprir promessas e prazos

Quando o cliente investe para contratar um serviço fotográfico, ele espera que a entrega seja feita de acordo com os combinados estabelecidos na hora de fechar o contrato.

Atrasos, ou até mesmo cancelamentos, podem acarretar em uma experiência negativa, insatisfação e quebra de confiança.

Cumprir promessas e prazos pré-estabelecidos é crucial para fazer com que o cliente confie em você e em seu trabalho. Manter compromissos demonstra comprometimento e responsabilidade, além de deixar o cliente mais satisfeito e seguro.  

No final das contas, quando você cumpre seus combinados e atinge as expectativas do cliente, as chances de que ele retorne ao seu serviço no futuro aumentam, e, também, que indiquem-o para amigos e familiares. 

Resolução de possíveis problemas

Qualquer negócio está suscetível a erros ou conflitos com clientes. O que realmente importa em situações como essas é a resolução dos problemas e a postura do profissional diante deles. 

Ser proativo, atencioso e cuidadoso na hora de resolver possíveis conflitos é um ponto positivo, e pode, se resolvido de maneira adequada e tranquila, fazer com que o cliente se sinta mais tranquilo e confortável, garantindo uma experiência mais positiva. 

Você pode ler mais sobre como resolver conflitos e lidar com clientes e situações difíceis neste artigo

Suporte no pós-entrega

A experiência do cliente não acaba ao receber o álbum de fotos. O atendimento pós-entrega é muito importante para fechar o processo com chave de ouro. 

Mostrar-se disponível para eventuais dúvidas e questionamentos, resolver possíveis problemas e solicitar feedbacks são formas de oferecer ainda mais segurança para o cliente e mostrar compromisso com a sua satisfação.   

Essas práticas complementam a experiência e fazem com que o cliente lembre do seu serviço com uma visão positiva e satisfeita em todas as etapas da jornada. 


É crucial que um profissional demonstre preocupação com a sensação que transmite para o cliente. Saber como transmitir segurança é uma forma de oferecer uma experiência completa e satisfatória, além de aumentar as chances de ser contratado em primeiros contatos. 

Além disso, também estimula que o cliente contrate o serviço fotográfico novamente no futuro e indique-o para outras pessoas. 


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