Não deve ser novidade para você que as datas comemorativas trazem ótimas oportunidades para os fotógrafos, especialmente para aqueles que atuam nos segmentos de família e infantil.
Talvez a data preferida pelas mamães e papais, é o Natal, afinal, as fotos dos filhos na fase mais divertida e alegre da vida, com cenários natalinos são excelentes recordações.
Fazer um ensaio dos pequenos usando uma touquinha do Papai Noel é quase uma tradição para muitas famílias brasileiras.
Por este motivo, é importante que você esteja bem preparado para aproveitar ao máximo essa época do ano, conquistando um bom faturamento extra para o seu negócio de fotografia.
Como desejamos que você tenha sucesso em sua carreira, trouxemos algumas dicas simples e poderosas para você vender muitos mini ensaios de Natal.
O que é mini ensaio?
Como o nome sugere, o mini ensaio é uma sessão de curta duração (30 minutos), com tema fixo, preço promocional e agenda limitada.
Este formato se popularizou rapidamente no Brasil, e muitos fotógrafos abrem suas agendas para mini ensaios temáticos de Páscoa, Dia das Mães, Natal e etc.
Além de gerar uma excelente receita em determinados períodos do ano, os mini ensaios possibilitam a fidelização de novos clientes, que poderão voltar a fazer negócios com você no futuro.
Divulgue com antecedência
No período de Natal, é fundamental que você inicie suas ações de divulgação com pelo menos 2 meses de antecedência, para que os clientes estejam cientes da promoção e possam se organizar.
Explore todos os meios de comunicação a que você tem acesso, como suas redes sociais, site e blog, contatos no WhatsApp e e-mail marketing.
Quanto antes você iniciar a campanha, melhor, uma vez que mais e mais pessoas serão impactadas pela sua mensagem ao longo do tempo.
Crie um pacote especial de mini ensaio de Natal
O mini ensaio tem características distintas de um ensaio comum, já que a sua duração é bastante reduzida e o tema não é personalizável.
Além disso, o preço deve ser menor e as vagas limitadas, de forma a atrair os clientes com mais facilidade.
Mas atenção, é importante deixar bem claro que esse pacote é exclusivamente promocional, e não estará mais disponível após a data limite.
Isso mostra que essa condição é restrita àquele período, e que os demais pacotes fixos que você oferece não sofreram redução nos preços.
No PDF de Natal, inclua os seguintes dados:
• Preço do pacote promocional;
• Tempo de duração do ensaio;
• N° de trocas de roupa e cenários;
• N° de fotos inclusas;
• Valor por foto extra;
• Forma de entrega das imagens;
• Datas para agendamento;
• Informações de contato.
Use peças com design temático
Um aspecto fundamental para qualquer campanha, é a qualidade do visual das peças de comunicação.
Um bom design faz toda a diferença na apresentação de qualquer empresa.
Para a sua campanha de mini ensaios de Natal, opte por criar imagens temáticas, usando elementos que remetam à data, como, pinheirinhos enfeitados, neve e luzes.
É interessante manter todas as peças com padrões similares, usando sempre as mesmas fontes, cores, texturas e elementos. Isso cria uma unidade no material, deixando-o com um aspecto mais profissional.
Se não tiver um conhecimento básico em design gráfico, vale a pena procurar um profissional da área para criar as peças para você. Esse investimento pode ser determinante para o sucesso da sua campanha.
Algumas peças básicas de marketing:
• Artes para Instagram e Facebook;
• E-mail marketing;
• Flyer para distribuir;
• Banner para o site e blog;
• PDF temático e exclusivo de Natal.
Mostre seu portfólio de Natal
As pessoas sempre gostam de ter uma boa ideia daquilo que receberão ao contratar um serviço, não é verdade? E na fotografia isso não é diferente.
Então, para conquistar de vez os clientes, separe suas melhores fotos com a temática natalina, mostrando toda a qualidade do seu trabalho.
É muito mais fácil convencer as mamães e papais usando exemplos de mini ensaios que você já realizou.
Caso ainda não tenha um portfólio com o tema, pense seriamente na possibilidade de realizar alguns mini ensaios gratuitos para amigos e familiares.
Escreva um post no blog
Muitas pessoas podem estar procurando por mini ensaios de Natal na sua região e, geralmente, o Google é o primeiro lugar onde elas irão procurar.
Por isso, produzir um texto caprichado, usando técnicas de SEO, pode contribuir muito para o seu objetivo.
Neste post você pode dar mais detalhes sobre como funciona um mini ensaio, e descreva tudo que está incluso em seu pacote promocional, como duração, preço e quantidade de fotos.
No título da publicação, utilize palavras que possam ajudar os clientes a te encontrar, como: Ensaio Infantil de Natal em Curitiba.
Não se esqueça de adicionar algumas fotos para ilustrar o conteúdo e exibir o seu trabalho.
Venda fotos extras
Quando estiver definindo o número de fotos entregues no seu mini ensaio de Natal, tenha em mente que é preciso guardar algumas cartas – ou fotos – na manga. 😃
Por exemplo, se você consegue 40 excelentes registros durante uma sessão, inclua somente 20 fotos no pacote.
Quando o cliente for escolher essas 20 imagens, possivelmente ficará com vontade de comprar fotos adicionais para guardar como lembrança.
Um sistema de seleção de fotos online completo, como o Selpics, pode te ajudar muito com essa estratégia, uma vez que ele facilita o processo de escolha de fotos, tornando a experiência do cliente muito mais agradável.
Como ele terá mais comodidade e tranquilidade para visualizar e selecionar as fotos, a chance dele adquirir fotos extras é muito maior.
Conclusão
Como pôde ver, os mini ensaios de Natal tem um grande potencial, podendo aumentar o faturamento da sua empresa de fotografia.
No entanto, é preciso ter planejamento e organização para obter bons resultados.
Para refrescar a memória, nossas dicas foram:
• Divulgue com antecedência;
• Crie um pacote especial;
• Use peças com design temático;
• Mostre seu portfólio de Natal;
• Escreva um post no blog;
• Venda fotos extras.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀