A definição do nicho fotográfico é uma das primeiras escolhas na carreira do fotógrafo, pautando toda a construção de sua marca, seus conteúdos e suas futuras ações de marketing.
Estabelecer uma área da fotografia para atuar é uma das melhores estratégias que unem a carreira e o marketing. Restringir seu público-alvo e se especializar em um estilo específico faz com que o profissional possa se tornar referência dentro da profissão, além de conseguir alcançar mais clientes com campanhas melhor direcionadas.
Você pode ler mais sobre a como definir um nicho fotográfico e a importância dessa decisão neste artigo.
Quando falamos de um profissional com a carreira já consolidada desejando mudar de nicho fotográfico, não estamos falando apenas da mudança de estilo, técnica e área. Estamos falando também de uma mudança – muitas vezes drástica – no público-alvo do fotógrafo e em toda a sua marca.
O que você precisa saber na hora de trocar de nicho
A decisão de trocar seu nicho fotográfico é, basicamente, uma mudança de área dentro da profissão. Muitas vezes, você precisará redefinir toda a sua marca e as estratégias que você já tinha traçado.
Por exemplo: uma fotógrafa que se especializou em fotografia de família, mas percebeu uma ótima oportunidade de mercado no nicho de ensaios corporativos.
Porém, ela já tem uma base de clientes leais que continuam procurando por seus serviços em ocasiões especiais – como batizados, festas de noivado, etc. Então, ela se encontra diante de uma escolha difícil: preciso negar esses trabalhos para seguir o outro caminho? Como navegar essa transição de carreira?
Muitos profissionais escolhem o caminho mais rápido: criar uma nova conta no Instagram, anunciar os novos serviços e a repaginação de sua marca e carreira. Porém, é como se voltassem a ser fotógrafos iniciantes – ninguém conhece seus trabalhos ainda e precisam recomeçar suas redes e sua divulgação do zero dentro do novo nicho.
Existem estratégias menos súbitas e agressivas, que trazem resultados melhores para o fotógrafo em transição de carreira.
Como mudar de nicho dentro da fotografia
Comece aos poucos
Você precisa se lembrar que essa escolha acarreta em várias mudanças dentro do seu negócio. Por isso, é necessário manter a calma e não apressar os próximos passos.
Você não precisa negar nenhum trabalho para ter sucesso na sua transição profissional. Continue aceitando as propostas de antigos clientes para não se prejudicar financeiramente.
Entretanto, é necessário parar de divulgar esses trabalhos em suas redes. Lembre-se que as plataformas online são uma das maiores aliadas ao marketing da sua marca, sendo responsáveis por muitos dos clientes conquistados.
Dessa forma, evite publicar seus trabalhos do nicho que você busca se desvencilhar. Isso pode levar alguns meses, mas os seus seguidores perceberão uma mudança no seu padrão de postagem.
Invista em um rebranding
A mudança de nicho afeta todas as decisões da sua marca – afinal, elas faziam sentido dentro da área que você atuava no começo, agora, seu planejamento sofrerá inúmeras alterações.
Por isso, procure investir em um rebranding. Planeje sua marca como se você estivesse começando ela do zero, e assim, com o tempo, seus meios de divulgação entrarão em harmonia com seu novo nicho. Entenda mais sobre branding para fotógrafos aqui.
A estética é uma das maiores aliadas da imagem. Pensando nisso, você também pode investir em uma nova identidade visual que remeta seus seguidores e seus clientes ao seu novo momento.
Dessa forma, a ruptura entre seu antigo serviço e o atual será mais clara, mais visível, facilitando para seus antigos clientes perceberem a mudança sem causar atritos e informando novos seguidores e clientes.
Planeje ações de marketing
Planeje algumas estratégias para ajudar na divulgação do seu novo serviço. Por exemplo, você pode realizar uma ação de comunicação para sua base antiga de clientes, seja por e-mail ou WhatsApp, comunicando abertamente sobre sua mudança de nicho, e ainda oferecer um desconto para eles.
Além disso, é importante iniciar a produção de materiais alinhados ao novo projeto, para publicar em seu site, blog e redes sociais. Para isso, compreenda que tipo de conteúdo é relevante para seu novo público e elabore um planejamento que chame a atenção e alcance mais pessoas.
Saiba mais sobre marketing de conteúdo para redes sociais na fotografia aqui.
Em resumo: é preciso ter paciência e entender que todo o processo pode demorar alguns meses, e você não poderá pular de cabeça dentro da sua nova área – pelo menos, sem sofrer grandes perdas.
Analisando suas estratégias e suas opções, você consegue fazer uma transição de carreira com mais sucesso e usar essa mudança ao seu favor.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀