Um dos maiores desafios de um fotógrafo iniciante é transmitir credibilidade para conquistar clientes, quando ainda há poucos trabalhos feitos, poucas indicações e pouco histórico profissional.

É comum ter insegurança nesses momentos, mas com técnicas e ferramentas certas é possível driblar essas dificuldades e conquistar bons trabalhos.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que todo fotógrafo experiente um dia foi iniciante e, certamente, também teve dificuldade para conquistar seu espaço no início da jornada profissional. 

E é isso que você vai aprender no post de hoje: como um fotógrafo iniciante pode transmitir credibilidade.

Mas o que é credibilidade?

A origem da palavra credibilidade vem do latim “credibilitas”, ou seja, que se é de confiança ou que se pode confiar.

Credibilidade nada mais é do que transmitir confiança para o cliente, ela é uma moeda forte no mercado, pois pode se ter a melhor fotografia, mas se não há confiança no profissional, a escolha certamente será por outro fotógrafo.

Diferentemente do que se pensa, quem deseja confiança precisa se mostrar digno de tal, e para isso, existem posturas e atitudes que podem contribuir para essa construção.

Atitudes e Posturas que Transmitem Credibilidade

Apresentação Pessoal

Na hora de transmitir credibilidade, a apresentação pessoal é uma das primeiras impressões que o cliente terá do fotógrafo, mostrar asseio, estilo compatível com o posicionamento da marca é importante.

Site profissional de fotografia

Um site de fotografia pode ser a primeira impressão que um cliente terá sobre o seu trabalho, por isso é importante que ele seja claro, atrativo e bem apresentado.

Além disso, é importante que ele tenha informações relevantes, incluindo sua história, serviços oferecidos, portfólio e claro, atalhos para contato e orçamento.

Posicionamento nas redes sociais

O ambiente digital é um terreno muito fértil para criar um posicionamento profissional.

Não apenas as redes tidas como profissionais, mas também as redes pessoais precisam ter um posicionamento coerente com a imagem de credibilidade que se quer transmitir.

Estudar o mercado e o cliente

Sabemos que há coisas que só vêm com a experiência, mas nada deixa mais a desejar do que um profissional que desconhece as necessidades do cliente ou as informações do mercado que atua.

O fotógrafo iniciante pode não ter experiência, mas deve buscar essas informações para transmitir que é interessado e comprometido com a profissão.

Comunicação

Toda a comunicação entre fotógrafo e cliente deve ser clara e profissional. Cuidado com erros ortográficos em sites, redes sociais, e-mails e WhatsApp.

Esses erros demonstram falta de profissionalismo e por isso minam a credibilidade. 

Tenha um atendimento cordial, mas evite informalidades e respostas impacientes, ríspidas e deselegantes. Também não entre em discussões com clientes no privado e menos ainda em redes sociais.

Veja também: Dicas para fazer um ótimo atendimento na fotografia

Tenha um portfólio

Um portfólio de fotografia bem-feito, bem apresentado, demonstra fisicamente a credibilidade do profissional.

Fotógrafos iniciantes erram ao pensar no portfólio somente quando conseguem os primeiros clientes, um portfólio inicial com amigos, família, ou empreendimentos que foram fotografados apenas para essa finalidade são de grande valia nesse momento.

Uso de ferramentas profissionais

Usar ferramentas profissionais, além de ajudar nas tarefas diárias demonstra ainda mais profissionalismo.

Um exemplo é a seleção de fotos e aprovação de álbuns online da Selpics, que além de serem práticas para ambas as partes mostram qualidade e praticidade.

Acredite no seu profissionalismo

Embora todo fotógrafo iniciante tenha seus medos e inseguranças, é preciso que acredite em seu trabalho, em sua profissão.

Quem não acredita no próprio trabalho, jamais transmitirá a confiança necessária para outra pessoa.

Erros que comprometem a credibilidade

Subestimar o cliente

A era da internet trouxe muito mais informação e com isso os clientes estão muito mais instruídos com relação à produtos, serviços e até mesmo ao que a concorrência está oferecendo.

Subestimar um cliente, além de deselegante, é um fator que faz com que o cliente perca a confiança no profissional, pois o relacionamento das partes se torna fragilizado.

Prometer mais do que se pode entregar

Promessas que não serão cumpridas são uma grande cilada para um fotógrafo iniciante, pois a priori a impressão é que a vantagem é maior, mas nenhuma relação de confiança é construída com base em mentiras.

Falta de cumprimento de prazos

Isso começa até mesmo no envio de uma proposta comercial dentro do prazo acertado, do atraso para uma reunião presencial ou on-line. Embora imprevistos aconteçam, esses devem ser comunicados. 

Focar apenas na venda

Conquistar uma venda é ótimo, mas não focar em relacionamento e apenas em venda é um grande erro na construção da credibilidade, pois na relação do serviço de fotografia é importante que o fotógrafo tenha interesse em seus clientes para que haja fluidez no trabalho como um todo.

A venda não pode ser mais importante que o cliente.

Não ter transparência

A falta de transparência é o fator número um para a destruição da credibilidade profissional. Jamais abra mão desse valor em sua carreira, a transparência constrói relacionamentos de longo prazo.

Falar o tempo todo

Ouvir o cliente é mais importante do que falar sobre seu trabalho o tempo todo, na fotografia o cliente deve ser o protagonista, ouvir suas necessidades, medos e expectativas é uma excelente fonte de informação, fazendo com que você possa se posicionar de forma correta na hora de oferecer sua fotografia.

A credibilidade é uma construção constante e deve ter atenção em toda carreira. 

Cada fotógrafo precisa compreender que não é o embaixador ou porta-voz da própria marca, você é sua marca. A maioria dos clientes comprará por você, aquilo que você representa, antes de comprar sua fotografia.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀