Não há como negar a eficiência de uma boa estratégia de marketing digital para fotógrafos. Através de ações planejadas é possível conquistar mais clientes, aumentar o valor do trabalho, melhorar a percepção positiva sobre a marca, expandir mercados e muito mais. Isso só para listar os objetivos mais buscados.
Dentro do plano de marketing do fotógrafo, o marketing de conteúdo é uma estratégia que não pode faltar.
Quando falamos de marketing de conteúdo para fotógrafos, o assunto pode parecer distante da realidade de muitos profissionais, mas nós vamos te provar que não é, e que vale a pena trabalhar seus conteúdos.
O que é marketing de conteúdo?
Por definição, marketing de conteúdo é uma estratégia que lança mão da criação de conteúdos de valor, ou seja, que sejam relevantes para sua audiência com intuito de atrair clientes.
Esses conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, como blogs, posts nas redes sociais, vídeos, stories, e-books, newsletter, entre outros.
A eficiência do Marketing de Conteúdo
E por que essa estratégia é eficiente? Porque ela visa atrair a atenção do consumidor de forma sutil, com algo que é de interesse do cliente e que auxilia na jornada de decisão.
E por mais que muitos fotógrafos ainda não usem o marketing de conteúdo em suas estratégias de atração e envolvimento com o cliente, engana-se quem acha que é algo novo e que veio junto com o marketing digital.
Uma das primeiras ações de marketing de conteúdo de que se tem conhecimento data de 1985, a empresa de tratores, John Deere, criou a revista “The Furrow”, a publicação com foco em assuntos agrícolas foi um grande sucesso e revolucionária para a época.
E o mais interessante é que ela existe até hoje. Devemos pensar, se a fosse um investimento que não desse retorno, a empresa manteria a publicação? Acreditamos que não. 🤔
Vantagens de Criar uma Estratégia de Conteúdo
Com o avanço da internet, cresceu o número de pessoas conectadas à rede, contudo, da mesma forma cresceu o número de empresas fazendo propaganda online, e isso traz menos atenção e mais dispersão por parte dos usuários.
Com isso o marketing de conteúdo ganha uma enorme vantagem, pois é procurada pelo cliente ou invés de ser invasiva.
Vejamos quais as vantagens que estratégia de conteúdo pode oferecer:
Aumento de Leads
É impossível comprar de quem não conhecemos. Quando fazemos marketing de conteúdo, aumentamos o ponto de contato com o cliente, ou seja, temos mais uma forma de entrar no seu radar.
Com isso, há possibilidade de novos clientes chegarem através do conteúdo, principalmente quando esse é planejado, e por isso assertivo nas dúvidas dos clientes.
Engajamento
Quando criamos conteúdos de valor, que realmente são relevantes para o público-alvo, existe essa percepção positiva por parte dos clientes, gerando mais engajamento.
Não são apenas posts de venda, pelo contrário. E por isso, as pessoas engajam, e até se tornam propagadores da marca.
Percepção de valor
Criar conteúdos faz com que o fotógrafo seja notado como autoridade, e isso traz valor para marca do fotógrafo, seja o próprio nome ou mesmo de um estúdio.
As marcas com bons conteúdos são percebidas como referência no mercado, já que estão ajudando seus clientes com questões importantes para eles. Isso o faz parecer um profissional mais bem preparado para os atender.
Aumento de vendas
Quando o conteúdo é feito com o objetivo de fazer com que o lead desça pelo funil de vendas, certamente há um aumento nas vendas.
Como iniciar a produção de conteúdos para marketing
Antes de sair criando conteúdos, é preciso seguir alguns passos:
Planejamento
Criar um plano de ação para o marketing de conteúdo para fotógrafos é fundamental para o sucesso da iniciativa.
Portanto, planeje quais conteúdos criar e quais os canais usar para distribuição, já que essa escolha impacta diretamente na produção.
Uma vez definido qual o canal e os assuntos, defina também uma periodicidade em que vai gerar os conteúdos. A constância e frequência no marketing de conteúdo são muito importantes para que a estratégia funcione.
Defina sua persona
Entender para quem é o conteúdo é de extrema importância, afinal, tudo deve ser criado com base nos interesses da sua persona.
Então, defina quem ela é e quais são as dores, dúvidas e anseios que ela possui na jornada de compra, para que assim, o conteúdo possa responder essas questões e te posicionar como o profissional ideal.
Objetivos do seu conteúdo
Em tudo que fazemos no marketing digital, precisamos ter o objetivo definido para não correr o risco de medirmos errado o resultado da ação, no marketing de conteúdo não é diferente
Por isso, é preciso definir qual o objetivo dos conteúdos. Pode haver mais de um objetivo, contudo, é importante definir qual o objetivo principal.
Como buscar assuntos interessantes para o público
Uma vez definido o planejamento, é hora de criar conteúdos relevantes. Mas como descobrir quais são esses assuntos? Veja algumas formas:
Conversa com clientes
Nas conversas com clientes é possível mapear quais são as dúvidas incomuns entre eles. Você já respondeu essas dúvidas de forma individual, agora, mapeie as principais e crie conteúdos sobre elas.
As dúvidas comuns dos seus clientes normalmente são as dúvidas de novos possíveis clientes, então aproveite sua expertise e use a seu favor.
Busca no Google
O autocompletar do Google é uma ferramenta fantástica para descobrir quais as principais dúvidas que as pessoas têm com relação ao seu serviço ou nicho de fotografia.
Digite na barra de pesquisa e veja quais variações são mostradas pelo algoritmo de busca, isso pode gerar vários insights de conteúdos.
Busca no YouTube
O YouTube já é a segunda maior rede de busca do mundo, só fica atrás do próprio Google. Sendo assim, utilize também a barra do autocompletar e veja o que as pessoas estão buscando com relação ao seu serviço de fotografia
Veja também os títulos dos vídeos e os comentários deles, pois responder as perguntas em seu próprio conteúdo vai torná-lo realmente relevante.
Enquetes e caixinhas de perguntas
Outra fonte de inspiração para conteúdos, são as caixinhas de enquetes, caixinhas de perguntas e outras interações em suas redes sociais.
Use este recursos para entender o que os clientes querem saber. Pesquisar direto na fonte sempre surpreende e faz com que seu conteúdo seja mais assertivo.
Exemplos de marketing de conteúdo para fotógrafos
Como especialista em sua área de fotografia, você sabe muito mais que seu cliente sobre tudo que a envolve. Ou seja, o marketing de conteúdo só vai comunicar e evidenciar o especialista que você é.
Abaixo você encontrará alguns exemplos de conteúdos na fotografia, que podem ser explorados e ampliados com base na sua persona.
Lives
Lives são excelentes para criar conexão e profundidade com clientes. Crie um tema, fale sobre ele, e tire dúvidas ao vivo.
Exemplos de lives para fotógrafos:
• Como escolher o horário para seu casamento?
• Como escolher a decoração do seu casamento?
• Qual a melhor fase da gestação para fotografar sem riscos?
• Como valorizar meu serviço com fotografias profissionais?
Posts / Videos
Posts em reels e carrossel são ótimas opções para tirar dúvidas de forma mais rápida.
Exemplos de reels e carrossel para fotógrafos:
• 5 looks para usar no ensaio externo
• Não sei posar para foto, e agora?
• Como escolher o buquê ideal
• 5 tendências de vestido de noiva
Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos
Blog
Blogs são assuntos mais densos que posts de redes sociais, e podem ajudar muito na atração de novos clientes, pois uma vez que estejam otimizados podem aparecer organicamente na busca do Google.
Ou seja, você aparece no momento que seu potencial cliente está buscando o assunto, apresentando possíveis soluções e respostas para suas dúvidas.
Ah, e sempre use suas fotos para ilustrar seus posts. Assim você apresenta um pouco do seu trabalho, ao mesmo tempo que ajuda os usuários. 😉
Exemplos de posts para blog de fotógrafos:
• Como escolher um fotógrafo para meu casamento?
• 5 lugares incríveis para fotografar na cidade X
• Como escolher o buffet para minha festa?
• 5 modelos de decoração para festa infantil
Podemos ver que o marketing de conteúdo para fotógrafos é uma estratégia muito importante para criar autoridade de marca e aquisição de clientes, certo?
Contudo, é importante ressaltar que essa é uma ação de médio e longo prazo e que precisa de constância para ter resultados, mas que, certamente, pode levar seu negócio de fotografia para outro patamar.
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