Quem nunca ouviu a frase: Quem quer falar com todo mundo acaba não falando com ninguém?
Essa máxima nunca fez tanto sentido como faz hoje, pois, para obter sucesso no mercado, é imprescindível escolher um público-alvo na fotografia.
Mas afinal, o que é público-alvo e por que é tão importante defini-lo em seu negócio?
Imagine o seguinte cenário, você tem uma piscina olímpica e um vidrinho de corante em suas mãos, você despeja o conteúdo na piscina e não vê grande grandes modificações na coloração da água, porém, você repete o experimento, só que dessa vez, ao invés de uma piscina, você despeja o corante em um balde e instantaneamente vê a transformação da água.
Neste exemplo, a piscina é a representação de um público amplo, com vários interesses e o balde a representação do seu público-alvo, em outras palavras, a fatia de mercado que você quer atuar.
O corante é a forma como você chega até essa fatia. Ou seja, o público-alvo é a concentração de um público com características e interesses parecidos, que mantém os mesmos padrões e interesse em comprar seu produto ou serviço.
Esses padrões identificados permitem que a comunicação e a força de vendas sejam mais eficientes para a sua empresa de fotografia.
Entender quem é o seu público-alvo faz com que você se torne mais assertivo, crie produtos e serviços mais certeiros e ainda consiga aumentar o valor percebido da sua fotografia.
Definir esse público também faz toda diferença nos processos e no seu posicionamento como fotógrafo.
Diferença entre Público-Alvo X Persona
Antes de iniciarmos com os passos para que você defina seu público-alvo na fotografia, vamos esclarecer uma dúvida bastante comum, até mesmo entre profissionais da área de marketing, que é a diferença entre Público-Alvo e Persona.
O público-alvo concentra as informações demográficas, tais como idade, sexo, região onde mora, formação acadêmica, classe social e outros aspectos.
Já a persona é a representação fictícia de um cliente ideal, ou seja, além dos aspectos demográficos, ainda concentra elementos psicológicos, como medos, dores, desejos, interesses, estilo de vida, entre outros.
Vale ressaltar que a definição de persona e de público-alvo trazem benefícios para sua empresa, pois trazem mais clareza na hora de definir estratégias, fazendo com que tempo e recursos financeiros sejam aplicados com mais coerência.
Como definir o público-alvo na fotografia?
Agora que já entendemos o que é e quais são os benefícios de ter um público-alvo definido, acompanhe as dicas abaixo e veja como definir o seu.
1. Defina um nicho de fotografia para focar
É muito comum que o iniciante na fotografia entenda que não é ele quem escolhe o cliente, mas o cliente quem o escolhe.
Aqui vai um alerta, isso é um mito! O fotógrafo que é estratégico, entende quem é o cliente que quer atender e o atrai. Mas, para tal finalidade, é importante definir qual nicho quer atuar.
Para isso, leve em consideração os diferentes tipos de fotografia e qual é o que você mais se identifica. Por exemplo, não entre para o nicho de newborn se as peculiaridades desse ensaio não são atrativas para você.
Em outras palavras, fotografe o que você gosta! A vantagem de se ter um nicho é que ele faz você ser visto como especialista naquele tipo de fotografia, auxiliando no processo de percepção de valor.
2. Faça pesquisa de mercado
Uma vez que seu nicho de atuação está definido, uma das fases mais importantes é a pesquisa sobre o mercado.
Pesquise quem são as clientes que você gostaria de atender, entendendo alguns aspectos como:
• Onde moram;
• Qual a renda média;
• O que gostam de fazer;
• Qual a idade padrão;
• Quais lugares frequentam;
• Como abordá-los;
• Etc.
Essa pesquisa é fundamental para o sucesso do seu negócio de fotografia, pois com esse entendimento é possível desenhar uma estratégia.
Mas onde pesquisar? Busque informações na internet, em conversas com seus clientes antigos e, principalmente, em observação. Sim, observar é uma fonte poderosa de informação.
Comece a notar os padrões, entenda quem são os clientes que você quer atingir na conversa, na vestimenta e no estilo de vida.
Outra fonte de dados complementar são as redes sociais, observe os perfis de possíveis clientes em sua própria página e na de concorrentes diretos.
Acredite, apesar de simples, é possível ter dados bastante relevantes com essa técnica.
3. Entenda o momento de vida do seu cliente
Essa é uma questão importante, imagine que seu público-alvo são mulheres de 25 a 35 anos, entender qual é o momento de vida é crucial para definir sua estratégia e oferecer seus serviços e produtos.
No exemplo desse público-alvo, as mulheres estão se casando ou tendo filhos? Isso impacta diretamente na estratégia.
O que fazer com o público-alvo na fotografia?
Com tudo alinhado, chegou o momento de definir as estratégias de marketing para atrair clientes na fotografia, pois agora você não corre o risco de se esforçar e acabar impactando os consumidores errados.
Comunique-se com o público de maneira adequada, chamando sua atenção e retendo seus potenciais compradores.
Com a tarefa feita, lembre-se de manter seu público-alvo sempre atualizado.
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