Manter uma presença online forte e alcançar bons níveis de engajamento nos conteúdos das redes sociais pode influenciar —e muito— na divulgação e impulsionamento de um negócio. E, na fotografia, o marketing digital é uma ferramenta poderosa.
Existem diversas estratégias para fazer com que os conteúdos de plataformas como o Instagram sejam entregues para uma audiência maior. Uma delas é produzir publicações que o público se identifique e, ao mesmo tempo, o próprio algoritmo impulsione.
Um dos principais tipos de conteúdos que as pessoas se interessam e interagem mais, fazendo com que o perfil do profissional seja impulsionado de forma mais ampla, é a utilização dos memes — fotos, vídeos ou ilustrações que contém humor e que são muito compartilhados pelos usuários.
Por que utilizar memes em um Instagram de Fotografia?
Todo negócio busca atrair uma audiência mais ampla e divulgar seus serviços de maneira mais abrangente. Os memes são conteúdos nas redes sociais que tendem a ser mais impulsionados e melhor entregues por conta da própria plataforma, através do algoritmo.
Esse algoritmo funciona identificando publicações que podem ser do interesse de determinado público, além de também levar em consideração áudios e músicas utilizados. Você pode ler mais sobre como esse sistema funciona e como aproveitar melhor neste artigo.
Além disso, publicações engraçadas e que as pessoas se identificam mais facilmente tendem a obter melhores resultados de interação e compartilhamento, o que acaba ampliando a visibilidade do conteúdo e do seu perfil.
Quanto mais pessoas engajam com aquele post, enviam para seus amigos ou repostam em seus stories, melhor será entregue para uma audiência maior. Isso faz com que mais pessoas conheçam sua marca.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a humanização do negócio. Mostrar que existe uma pessoa por trás da sua marca possibilita a criação de uma conexão maior com seus seguidores, aproximando-os do seu serviço e fazendo com que se sintam mais motivados a contratá-lo. O fator de identificação é um grande diferencial para fechar novos contratos.
Você pode ler mais sobre a humanização do seu negócio neste artigo.
Como elaborar memes relacionados a Fotografia
É importante se manter sempre atualizado e atento diante as novidades e tendências digitais.
É claro que, com o movimento rápido e incessante da internet, pode ser desafiador estar sempre à par do que acontece nas redes sociais. Entretanto, é fundamental tirar um momento do dia para tentar se atualizar do que está em alta no momento.
Você pode ler mais sobre como aproveitar as tendências das redes sociais neste artigo.
Além disso, pensar em termos ou situações comuns no dia a dia de um fotógrafo ou até mesmo de seus clientes é uma estratégia muito eficaz. Essas ideias podem ser aproveitadas para publicações divertidas, descontraídas e que sua audiência possa se identificar.
Criar seus próprios memes utilizando fotos já em alta na internet ou até mesmo fotos do seu próprio trabalho também pode adicionar mais uma camada de humanização para seu serviço.
Porém, é preciso entender que elaborar publicações com essa proposta deve ser feito com cuidado e alinhando os conteúdos e ideias com o seu público-alvo, garantindo que eles se conectem com o que você está publicando. Além disso, é necessário também levar em conta o seu nicho fotográfico e os assuntos que você já aborda no seu Instagram.
Esses critérios e planejamento asseguram que não haja confusão sobre o conteúdo do seu perfil e, também, garantem uma maior coerência na sua comunicação com seus seguidores e clientes.
Exemplos de tópicos para memes de Fotografia
Desafios da profissão:
Uma foto ou vídeo de uma pessoa exausta com o título: “Quando você jura que vai aproveitar sua folga, mas fica editando fotos até 3 horas da manhã”
Uma foto ou vídeo de alguém frustrado com o título: “Quando você decide fazer um ensaio com a luz natural mas ela fica mudando a cada minuto”
Situações engraçadas em sessões de fotos:
Fotos do seu próprio trabalho em ensaios externos com a foto final e outra com alguma interrupção ou imprevisto e título: “Expectativa vs. Realidade”
Foto dos bastidores de um ensaio, o fotógrafo tentando achar o ângulo perfeito para a foto em uma pose maluca com o título: “Quem vê a foto não imagina que ela foi tirada desse jeito”
Equipamentos fotográficos:
Uma imagem de uma pessoa apaixonada com o título: “Quando eu compro uma câmera nova e fico horas só admirando…”
Situações dos clientes:
Foto de um ensaio em família, com os clientes fazendo bagunça e se divertindo junto com a foto final e a legenda: “Tirando fotos de família. Expectativa vs. Realidade”
Como integrar os memes no seu conteúdo nas redes sociais
Apesar dos memes serem conteúdos que chamam bastante atenção dos seguidores e clientes, é preciso escolher uma frequência para a postagem desse tipo de conteúdo.
Isso porque é fundamental ter uma mistura equilibrada entre essas publicações e os outros assuntos do seu Instagram — como fotos do seu trabalho, bastidores, informações, etc.
Lembre-se que manter uma linha editorial coerente nas suas redes sociais é de extrema importância para não apenas aproximar a audiência, mas também divulgar o seu serviço. Um calendário editorial pode ser uma prática útil nesse momento.
Você pode ler mais sobre como criar um calendário editorial para seu negócio e baixar um template gratuito aqui.
Uma estratégia eficaz para impulsionar ainda mais os memes e conteúdos engraçados no seu perfil é a utilização de músicas e áudios populares para que seu post seja mais impulsionado pela própria plataforma.
Além disso, hashtags relevantes para aquela publicação e para seu público-alvo também é uma boa estratégia para ampliar a visibilidade do seu perfil.
Produzir memes relacionados à fotografia não apenas traz um elemento de diversão e alívio cômico para sua rede de seguidores, mas também desempenha um papel crucial no crescimento do seu público e, consequentemente, na atração de novos clientes.
Ao compartilhar conteúdos que destacam os desafios e momentos engraçados da profissão, você cria uma conexão autêntica com outros fotógrafos e potenciais clientes, mostrando que você entende e vivencia as mesmas experiências.
Ou seja, ampliar a visibilidade do seu negócio através dos memes é uma maneira eficaz de divulgar seu trabalho e alcançar uma audiência mais ampla. Considere investir na criação de memes de fotografia como uma estratégia valiosa para fortalecer sua presença online e expandir suas oportunidades de negócios.
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