Não são poucos os fotógrafos que apresentam um excelente trabalho, porém não conseguem ter clientes suficientes para manter seu negócio financeiramente saudável.
Do ponto de vista técnico a fotografia é perfeita, mas o que acontece que os clientes não aparecem?
A resposta é simples, falta uma boa estratégia de marketing digital para fotógrafos. Afinal, como diz aquele velho ditado: A propaganda é a alma do negócio.
O que é marketing digital?
Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, faz a seguinte definição:
“Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Por essência, o marketing é sobre relacionamento, é sobre compreender as necessidades e desejos de determinado grupo de pessoas, para então criar soluções que sejam valorizadas pelo público.
Em um plano de marketing digital para fotógrafos, são usadas ferramentas digitais para capturar a atenção de potenciais clientes e criar relacionamento, para então converter a venda.
Adiante falaremos mais sobre as principais ferramentas digitais. 😉
É importante ter um planejamento mínimo, afinal, criar posts aleatórios ou ter um site desatualizado, embora sejam ações de comunicação, podem não trazer o resultado desejado.
4 Passos para criar uma estratégia de Marketing Digital para Fotógrafos
Antes de começar a desenhar sua estratégia de marketing digital para fotógrafos, é necessário ter clareza sobre alguns pontos importantes que irão direcionar sua comunicação e esforços.
1. Quem é seu cliente ideal
É impossível falar de estratégia, seja online ou offline, sem falar sobre o cliente ideal, nossa famosa persona. Esse assunto é sempre mencionado aqui no blog da YouFocus, pois é a base de tudo.
Não é possível se comunicar de forma adequada, quando não se sabe ao certo quem é o receptor da mensagem.
Com um cliente ideal bem definido, as ações se tornam muito mais assertivas e interessantes, atraindo as pessoas certas para o seu negócio.
2. Tenha um nicho definido
Ter um nicho na fotografia faz com que você tenha mais reconhecimento na área, sendo enxergado como um especialista pelo público.
Isso é super importante para construir autoridade para o seu negócio.
3. Defina os valores da sua marca
Poucos fotógrafos dão importância para esse item, no entanto, estabelecer os valores da sua empresa de fotografia, faz com que suas ações sejam mais coerentes ao longo do tempo.
Uma marca vai muito além de um logotipo ou de identidade visual, que são atributos indispensáveis, mas que precisam estar alinhados a outras características.
4. Defina quais são seus objetivos
Definir objetivos é importante em uma ação de marketing digital, já que são tantas possibilidades e ferramentas disponíveis, que muitas vezes é possível se perder em meio a tantas opções.
Então, defina qual seu objetivo principal na hora de desenhar suas estratégias.
Ferramentas de Marketing Digital para fotógrafos
Site
Ter um site de fotografia é uma das ferramentas mais essenciais na estratégia de marketing digital, pois ele é um dos principais meios disponibilizar informações na internet, mas calma, não é só isso.
Com um site bem otimizado e preparado para SEO, é possível ser encontrado nos resultados de busca Google, além de possibilitar o uso de anúncios no Google Ads.
O site também é importante para campanhas de remarketing no próprio buscador e nas redes sociais.
Alguns profissionais investem exclusivamente nas redes sociais, porém, é uma estratégia arriscada, já que não há controle total sobre elas, gerando uma dependência do funcionamento e dos recursos oferecidos pelas mídias.
Blog
É importante ressaltar que um blog faz parte do site, mas não ocupa a mesma função.
Em um blog é possível trazer conteúdo para seu cliente ideal (viu como é importante criar uma persona?), e através desses conteúdos, é possível criar autoridade, mostrar seu trabalho e ser encontrado nas buscas do Google.
Anúncios Online
No atual momento, é quase impossível manter um negócio sem investimento em anúncios.
Sabemos que o alcance orgânico das redes sociais é limitado e, muitas vezes, conquistar e manter boas posições nos resultados de buscas do Google, pode ser uma tarefa difícil.
Por isso, investir em anúncios online pode ser uma excelente alternativa para aumentar o alcance das ações de comunicação.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um produto do Google e, por isso, traz consigo ótimas oportunidades para empresas locais, como é o caso dos estúdios de fotografia.
Ele oferece uma grande visibilidade nas buscas orgânicas, dando espaço para avaliações de clientes, inclusão de portfólio, endereço, telefone para contato, etc.
Redes Sociais
Essas são as queridinhas dos fotógrafos, principalmente quando falamos de Instagram, embora não deva ser usada como única estratégia no marketing digital, também não deve ser deixada de lado.
As redes sociais não podem só conter posts aleatórios, sem conexão. É preciso manter uma constância, coerência e engajamento com o público
Embora as mídias sociais sejam geralmente mais informais, é importante manter a estratégia de acordo com os objetivos definidos.
Quem nunca ouviu falar que o e-mail morreu? Mas estamos aqui para informar que o e-mail ainda pode trazer bons resultados.
O e-mail pode ser usado para fazer pesquisa de satisfação, comunicar sobre novos produtos e serviços, ou mesmo como canal de atendimento e pós-venda. Tudo depende da forma como você vai trabalhar suas ações.
O principal comunicador instantâneo da atualidade não poderia ficar de fora das ferramentas de marketing digital.
Uma dica é usar a versão Business, já que ela tem mais recursos para empresas e permite vincular as contas de Meta Ads, para fazer anúncios direcionados no próprio aplicativo.
Utilize a ferramenta para facilitar a comunicação com os clientes.
Com esse artigo fica claro o quanto uma boa estratégia de marketing digital para fotógrafos pode fazer a diferença na aquisição de novos clientes. Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar no seu plano de marketing digital na fotografia.
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