Quando falamos em construir autoridade na fotografia, estamos tratando de algo mais profundo do que somente a imagem do fotógrafo por si só, ou a vontade de se destacar.

A autoridade está mais relacionada à percepção que os clientes têm a respeito de uma marca, seja ela o seu próprio nome ou de um estúdio que você representa. É a relevância que você tem na sua área de atuação.

Acredite, a forma como você é visto muda todo o jogo do seu negócio, pois, quando uma imagem de autoridade é construída, inconscientemente os clientes o percebem como melhor e mais confiável.

Vem com a gente aprender um pouco mais sobre autoridade na fotografia, e o que você precisa fazer para aumentar a sua. 😉

Vantagens de ser visto como autoridade na fotografia

Destaque e relevância

A primeira vantagem é se posicionar como destaque e ter relevância quando comparado aos demais profissionais.

Quem está em posição de destaque tem mais visibilidade, logo, atrai mais a atenção dos clientes. E, como bem sabemos, hoje um dos principais ativos é a atenção.

Com tanta informação disponível é muito fácil se dispersar, mas quando algo é relevante, conquista a atenção e pode passar sua mensagem de maneira muito mais eficiente.

Ganhe confiança

Em quem confiamos mais, no especialista ou naquele que pouco demonstra expertise sobre o assunto? Sem dúvida, aquele que demonstra mais conhecimento na área tem prioridade, não é?

Nossos clientes também agem assim, e confiam mais nos profissionais que demonstram autoridade no seu nicho de fotografia.

Engajamento

A verdade é que sendo autoridade é mais difícil ser ignorado, portanto, o engajamento de clientes e parceiros é bem maior.

Parcerias

Com o aumento da visibilidade, vem também mais convites para parcerias, que podem render mais pontos para a reputação da marca, e proporcionar mais oportunidade de negócios.

Aumento de receita

Ser visto como autoridade ainda propicia elevação no faturamento, através do aumento dos preços em serviços fotográficos, pois, a percepção é que um especialista é mais caro que alguém que ainda não está tão consolidado no mercado.

Legado

Fotógrafos que são referência em suas áreas, não tem somente benefícios com clientes, mas deixam um legado para o mercado em geral, inclusive para outros profissionais, criando novas oportunidades, como cursos e palestras.

Como conquistar autoridade na fotografia

Sabendo das inúmeras vantagens de se tornar uma autoridade na fotografia, vamos entender como é possível construir a própria autoridade.

Persona

Esse é um tópico sempre abordado aqui no blog da YouFocus, justamente porque é o centro de quase todas as estratégias do marketing.

O trabalho com pessoas demanda entendimento de quem elas são, entender quais são suas dores, suas necessidades, seus desejos e vontades se faz necessário para um posicionamento correto.

Para saber mais sobre personas, acesse Persona para fotógrafos: Aprenda como montar a sua

Crie conteúdo de valor

Para que os clientes identifiquem valor e autoridade, é preciso que haja conteúdo de valor criado de forma constante. Então, invista em marketing de conteúdo, trazendo assuntos que sejam relevantes e que respondam às dúvidas do público.

Os conteúdos devem ser planejados, e podem ser distribuídos em blogs, redes sociais, vídeos, eventos presenciais, entre outros.

Ter coerência

Não podemos esquecer que toda comunicação tem como objetivo transmitir uma mensagem às pessoas na outra ponta. Manter a coerência é importante para criar vínculos duradouros e sólidos, pois, a audiência entende e se conecta mais com quem é verdadeiro.

Defina um nicho de atuação

A escolha de um nicho torna mais fácil a relevância, pois ajuda na percepção para um determinado público, e aumenta a percepção de autoridade inclusive pela especificidade.

Por exemplo, para um casal de noivos, um fotógrafo de casamento tem uma percepção de valor maior do que um fotógrafo generalista, sem um nicho específico.

Seja autêntico

Não é interessante ser mais do mesmo, ainda mais em uma área tão criativa como a fotografia. Então, ser autêntico na comunicação, na abordagem e no estilo faz toda diferença na hora de se diferenciar no mercado.

Presença digital

Embora já tenhamos mencionado a criação de conteúdo de valor, vale ressaltar a importância de ter uma presença digital sólida, ou seja, uma presença digital planejada para mostrar aos clientes e parceiros o seu valor.

Dentro desse planejamento, cabe ressaltar a importância de ter uma identidade visual bem definida, que mostre profissionalismo.

Mostre quem você é

Mostre sua evolução, os cursos que faz, as reuniões com clientes e parceiros e seus bastidores. Mostre seus erros e acertos.

Deixe explícito aquilo que você tem a agregar, e se conecte com sua audiência de forma genuína e transparente.

Prova social

A prova social é uma autenticação da autoridade, então use e abuse, inclusive tenha uma estratégia para captar esses depoimentos.

Um bom exemplo é enviar o link do Google Meu Negócio para os clientes, e pedir uma avaliação. Esses depoimentos podem ser replicados em outras mídias e certamente trazem a percepção de autoridade para quem vê, pois são outras pessoas atestando a qualidade do serviço.

Além de avaliações, existem outras formas de prova social na fotografia, que você pode conferir em Prova social na fotografia: Use para conquistar clientes.

Busque parcerias

Ter parcerias na fotografia é de extrema importância no processo de construção de autoridade.

A aliança entre marcas é muito benéfica, pois há uma transferência de autoridade entre as audiências. Portanto, busque empresas que possam desenvolver boas parcerias para ambas as partes.

Ser uma autoridade na fotografia é uma construção permanente, então independente do seu estágio como profissional, é possível começar e ganhar ainda mais espaço no mercado.

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