Manter as redes sociais sempre ativas com publicações relevantes para seu público pode ser um grande desafio. Uma das maiores dificuldades pode estar logo na etapa inicial: ter ideias para tantos conteúdos.  

A criatividade é um fator muito importante na hora de pensar em temas para abordar nas redes, mas não é apenas isso. É preciso, também, pensar no que faz sentido para sua marca e na mensagem que você deseja transmitir.

Quando se trata da fotografia, é comum se encontrar preso nos mesmos assuntos ou sentir como se não tivesse mais nada para abordar. 

Por isso, fazer um bom planejamento e uma boa organização de conteúdos facilita muito na hora de desenvolver suas publicações – sem ter nada passando batido ou até mesmo se repetindo futuramente. 

Existem vários jeitos de fazer um levantamento de possíveis tópicos para elaborar e, ao definir seus focos de conteúdo, você pode criar um planejamento de marketing mais completo para o seu negócio. 

Um desses métodos é a Árvore de Conteúdos, apelidado assim por Cristiane Thiel, que é consultora, professora e escritora especializada em Marketing, Estratégia e Inovação.

O que é a Árvore de Conteúdos? 

Também chamado de cluster ou pilares, a Árvore de Conteúdos é um método visual de levantamento de temas e tópicos para suas redes sociais, que pode facilitar na hora de enxergar suas ideias e pensar em novas.

A finalidade desse método para criar conteúdo é deixar sua criatividade visual e dinâmica, e, assim, fluindo melhor e com mais espaço para crescer – como uma verdadeira árvore com suas ramificações e folhas. 

Quando pensamos na Árvore de Conteúdos, você tem três pilares principais: a mensagem da sua marca, os temas que você deseja abordar e os tópicos que podem ser destrinchados de cada um desses temas. 

A sua mensagem é o caule da árvore, servindo de base para todos os seus conteúdos. Afinal, você precisa ter sempre em mente o que você deseja transmitir para o seu público, seu tom de voz, sua imagem e sua comunicação. 

Os galhos da árvore são os temas dos seus conteúdos, sejam eles áreas específicas da fotografia ou temas que fazem sentido na profissão e você deseja desenvolver – por exemplo: Bastidores; Reviews de equipamentos, Dicas, etc. 

Por fim, as folhas que nascem de cada galho são os assuntos, tudo que entra dentro desses temas e pode ser elaborado. Por exemplo: Montagem de equipamento; Câmeras recém lançadas; Dicas para outros profissionais, e muitos outros. 

Nós também abordamos algumas ideias de conteúdo para fotógrafos neste artigo

Como criar sua Árvore de Conteúdos

Cada profissional terá sua própria árvore, afinal, cada um possui a sua marca, seu estilo de trabalho e sua mensagem. 

Dessa forma, entender como você pode construir uma do zero é ideal para, no final, poder criar um planejamento de marketing mais completo e conseguir segui-lo ao longo de sua carreira. 

Entenda seu público

Para criar conteúdos relevantes para sua audiência das redes sociais, você precisa, antes de tudo, conhecê-la. 

Quem é seu público em suas plataformas digitais? Qual é o perfil do seu seguidor? Faça um levantamento de quem te segue e entenda qual caminho você deve tomar com suas publicações para terem mais coerência e serem mais efetivas.  

Você pode entender melhor sobre a construção de personas aqui, e também ler mais sobre público-alvo aqui

Defina temas relevantes 

Enquanto você cria sua árvore de conteúdos, você perceberá quais são os temas que mais fazem sentido para seu público e para seu negócio.

É normal que alguns temas tenham menos tópicos para abordar, como é em uma árvore – alguns galhos têm menos folhas. Porém, ao longo do processo, você descobrirá o que você realmente gostaria de abordar.

O interessante com táticas de brainstorming – escrever todas as suas ideias na medida que vão chegando na cabeça – é poder fazer uma seleção e refinamento dos seus temas, observando quais fazem mais sentido e devem ser substituídos ou descartados. 

Com seus galhos bem definidos, você terá os pilares de conteúdo das suas redes. Ou seja, os temas principais de suas publicações (como se fossem categorias ou editorias). Eles servirão como a base para elaborar seu planejamento.

Deixe sua criatividade fluir com os tópicos

A partir dos seus galhos, nascerão suas folhas. São todos os tópicos que entram dentro do seu tema. Eles servem para destrinchar seu conteúdo, abrir o leque de possibilidades do que você pode abordar nos seus materiais. 

Por exemplo: se você é um fotógrafo de ensaios newborn e deseja criar conteúdo voltado exclusivamente a esse universo, pense nos assuntos que você deseja se aprofundar dentro de seus temas. Você pode falar sobre a segurança do bebê, dar dicas para as mães, fazer conteúdos sobre os bastidores… São várias as possibilidades.  

Assim, você consegue visualizar os tópicos que gostaria de apresentar ao seu público. E, dentro de cada um deles, existem todas as publicações que você poderia elaborar em cima. 

Exemplos práticos

Voltando para a ideia de um fotógrafo newborn buscando ideias para conteúdo e criando um planejamento mais completo, alguns exemplos para melhor visualização são: 

Segurança

• Garantindo a segurança do bebê durante o ensaio newborn
• Produtos essenciais para a segurança em sessões de recém-nascidos
• Preparando o ambiente para um ensaio newborn seguro
• Certificações e treinamentos em segurança

Dicas

• Preparando-se para um ensaio newborn: Lista de verificação para mamães
• Dicas para alimentar e acalmar o bebê antes do ensaio
• A importância do sono para um ensaio newborn bem-sucedido
• O papel das mamães no ensaio newborn: Como se preparar

Bastidores

• Por trás das câmeras: O processo de um ensaio newborn
• O trabalho de pós-produção em fotografia de newborn
• Histórias de sessões memoráveis: Compartilhando experiências
• A escolha de cenários e adereços para cada sessão

O interessante de construir tudo dessa maneira, como uma árvore ou até mesmo mapas mentais, é que, ao visualizar seu processo, fica mais fácil de pensar em novas ideias e deixar sua criatividade fluir.

Com sua árvore de conteúdos pronta, você pode construir seu planejamento de marketing com mais coerência, mais organização e mais controle. 

Você pode usar essa base para seu planejamento mensal, ou até mesmo anual – do jeito que funcionar melhor no seu fluxo de trabalho. 

Criar conteúdo e pensar em ideias diferentes e inovadoras é um grande desafio, e por isso é importante encontrar formas mais lúdicas, didáticas e criativas de desenvolver seu pensamento.  

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