A fotografia sempre se fez presente na vida das pessoas, seja para guardar momentos cheios de singularidades ou mesmo com objetivos ilustrativos e publicitários, podemos dizer que vivemos cercados de imagens.
Com o mercado de fotografia aquecido no cenário pós-pandemia, muitas pessoas entraram no ramo, e profissionais experientes consolidaram seus negócios.
Então, diante de um setor com tamanha concorrência, como se destacar na fotografia? Continue lendo para descobrir como você pode se sobressair no mercado. 🤩
A importância de se destacar
Quem não quer ser referência em sua profissão, não é?
Mas, conquistar destaque na fotografia é mais do que uma satisfação pessoal, é uma necessidade para manter a empresa saudável e competitiva.
Fotógrafos que são destaque conseguem mais clientes, têm custo mais baixo na aquisição de clientes, recebem mais indicações, conseguem sair da guerra de preço e cobrar mais caro, além de serem vistos como referência pelos colegas de profissão, o que gera ainda outras oportunidades.
Confira algumas skills que são importantes para obter destaque:
Posicionamento profissional
Ter um posicionamento que mostre que a fotografia não é somente um hobby, mas um negócio autêntico, uma profissão, é o primeiro passo para se destacar.
O fotógrafo que representa seu próprio negócio precisa ter essa postura para ser reconhecido. Essa dica é bastante importante, principalmente para fotógrafos iniciantes que ainda estão buscando seu espaço.
Escolha um nicho de atuação
Ter um nicho de atuação é uma das formas de ganhar notoriedade e destaque na fotografia.
O valor que atribuímos a um especialista é sempre maior do que atribuímos a um profissional generalista, não é mesmo? Na fotografia não é diferente.
Além do valor percebido pelos clientes, ter um nicho de atuação contribui para focar nos estudos, na aquisição de equipamentos e na comunicação com os clientes.
Tenha personalidade
Estude ao máximo sobre equipamentos, linguagem e composição fotográfica e edição, para que sua fotografia tenha personalidade. Assim os clientes podem notar a diferença entre o seu trabalho e dos demais profissionais.
Crie um portfólio de qualidade
Ter um bom material para apresentar faz toda diferença para se destacar na fotografia.
Portanto, dedique tempo para construir um portfólio de qualidade, já que ele representa o profissionalismo e a técnica de quem o assina.
Atualização constante
Se atualize constantemente, estude fotografia, edição, negócios e tudo que possa contribuir para evolução pessoal e profissional.
Fotógrafos que deixam de se atualizar acabam perdendo a posição de destaque que ocupavam e muitas oportunidades, por isso, estudar sempre é uma necessidade para permanecer evoluindo e crescendo.
Fluxo de trabalho
Desenhe uma rotina de trabalho que seja coerente para você, pois, quando organizado, o fluxo de trabalho não apenas diminui erros e facilita os processos, como também dá mais liberdade para a criatividade.
Networking
Estabelecer bons relacionamentos e networking contribui, e muito, para a ampliação do negócio e, consequentemente, para a relevância diante do mercado.
Marketing Digital para fotógrafos
Para se destacar no mercado da fotografia, é necessário mais do que domínio sobre as técnicas de fotografia, como as que citamos acima.
Também são necessárias habilidades de marketing, principalmente no âmbito digital. Por isso, destacamos alguns pontos sobre essa área que não podem faltar no repertório do profissional que pretende se destacar na fotografia.
Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Veja também: Marketing digital para fotógrafos: O que é, e como fazer?
Crie objetivos e metas
Ter metas e objetivos é importante para direcionar as ações de marketing digital.
Crie metas compatíveis com a realidade do seu negócio, e garanta que elas sejam atingíveis e mensuráveis, assim é possível entender os progressos e corrigir rotas se for necessário.
Tenha um planejamento
Com metas e objetivos definidos é preciso traçar a rota de como conseguir chegar até eles. Crie um planejamento de ações para alcançar cada um dos objetivos.
O planejamento é importante, pois é através dele que se garante a organização das atividades, contratações, previsão de investimentos, entre outros.
Saiba quem é o seu cliente ideal
Nenhuma ação pode dar certo sem que se saiba quem é o seu cliente ideal, ou seja, é preciso conhecer quem é sua audiência e para quem sua mensagem, seus esforços e suas ações vão se direcionar.
Invista tempo em entender quem é sua persona, dessa forma suas ações de marketing digital serão muito mais eficientes.
Tenha um site atualizado
Em tempos de redes sociais, muitos profissionais optaram por abandonar seu site de fotografia, Contudo, uma página web atualizada pode contar muitos pontos positivos na escolha de um cliente.
Além de ter uma apresentação mais profissional, um site com informações adequadas tem mais chance de ser encontrado em buscas no Google, trazendo mais clientes qualificados para o negócio.
Seja constante nas redes sociais
As redes sociais são importantes para a comunicação com a audiência e com os clientes. Tenha perfis bem planejados, organizados, com boa comunicação visual, que converse com sua personalidade e com o público ideal.
E não esqueça, seja constante na criação de conteúdo relevante, dessa forma é possível criar autoridade e se destacar da concorrência.
Invista em anúncios
Investir em anúncios pagos é vital para atrair mais consumidores para a empresa, e claro, através de anúncios é possível ter muito mais visibilidade do que apenas o conteúdo orgânico oferece.
Então, utilize este recurso. Explore diferentes tipos de campanha de acordo com os objetivos do momento.
Inicie suas campanhas de anúncios nas redes mais populares, como Instagram e Facebook e claro, também no Google.
Dica bônus
Seja persistente, a jornada do empreendedor da fotografia é árdua, mas com constância e persistência é possível se destacar na fotografia e ainda alcançar muitos outros objetivos.
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