É muito provável que na sua cidade existam fotógrafos oferecendo ensaios completos por uma pechincha, certo? Já ouvimos falar em casos extremos, onde profissionais cobram menos de R$ 100,00 e ainda entregam todas as fotos da sessão. 😦
O problema é que, geralmente, o primeiro impulso dos outros fotógrafos é diminuir o também o preço do seu serviço, buscando se manter competitivo a qualquer custo, para enfrentar os barateiros.
É assim que se inicia uma guerra de preços na fotografia.
Não caia nessa arapuca. Numa batalha pelos preços mais baixos, ninguém consegue ser vitorioso, afinal, o trabalho dos competidores envolvidos é desvalorizado e as margens de lucro são mínimas, levando alguns a desistir do sonho de viver da fotografia.
A boa notícia é que existem algumas estratégias que podem te ajudar a fugir dessa armadilha. Continue lendo este conteúdo para conhecer 3 maneiras de se destacar e deixar a guerra de preços no passado.
Boa leitura. 😎
Conquiste os clientes certos
A primeira sugestão é dedicar seus esforços para atrair os clientes corretos, aqueles que se interessam mais pela qualidade e experiência, e não somente pelo menor preço.
Isso está diretamente relacionado ao seu posicionamento como fotógrafo, ou seja, a forma como você deseja ser percebido pelas pessoas que pretende atender.
Se você sempre oferece descontos para conseguir fechar vendas, ou recorre frequentemente a táticas promocionais agressivas, sua reputação será de barateiro, atraindo clientes interessados exclusivamente no custo.
Agora, quando você valoriza seu trabalho, mostra seus diferenciais e cobra um preço coerente com o perfil do público, os consumidores vão te procurar motivados por aquilo que você entrega, pela sua fotografia, seu olhar, e não por quanto você cobra.
Para definir seu posicionamento e se destacar no mercado, siga esses 4 passos:
Conheça seu público-alvo
Conheça muito bem o seu público-alvo, compreendendo as suas características, necessidades e expectativas.
Conheça seus concorrentes
Estude a fundo os principais concorrentes da sua região, analisando seus diferenciais e como se posicionam no mercado.
Conheça seu próprio negócio
Olhe para o seu próprio negócio, avaliando suas potencialidades e pontos fracos.
Defina seu posicionamento
Chegou o momento de cruzar todas as informações coletadas e decidir os atributos que irá explorar. Escolha 2 ou 3 diferenciais para focar, se tornando referência neles em sua cidade.
A prova social é um gatilho muito utilizado no marketing. Esse método consiste em comprovar a qualidade de uma empresa através de depoimentos e avaliações de clientes, e de outros indicativos.
Por isso, explore a prova social para reforçar sua boa reputação e fugir da guerra de preços na fotografia, deixando evidente que contratar o seu serviço, mesmo com o valor mais alto, é muito mais garantido.
Existem diferentes formas de prova social, mas as mais comuns para os fotógrafos, são:
⦁ Indicações;
⦁ Depoimentos de clientes;
⦁ Números da empresa;
⦁ Prêmios;
⦁ Interações em redes sociais.
Vale ressaltar que essas provas de qualidade não podem ser inventadas. Sendo assim, capriche na experiência que você entrega para os clientes, de maneira que eles gostem de você e do seu trabalho, e passem a divulgar a sua fotografia.
Veja também: A importância da prova social na fotografia
Melhore sua abordagem de venda
Outro aspecto que pode fazer toda a diferença para aqueles que querem abandonar a guerra de preços na fotografia, é aprimorar seu atendimento e abordagem de venda.
Não podemos afirmar que a maioria dos profissionais atuam dessa maneira, mas muitos, simplesmente enviam o PDF com a proposta, e aguardam um retorno positivo, sem dar a devida atenção a pessoa.
É preciso ter proatividade no momento de vender e atender, demonstrar que possui um interesse genuíno na necessidade do cliente, e argumentar como você pode ajudá-lo em seu objetivo.
Se o cliente estiver disposto a te encontrar, faça uma reunião com ele no seu estúdio ou em uma cafeteria, por exemplo, para apresentar mais detalhadamente o seu trabalho, e também conseguir mais informações sobre o que ele procura.
Para aqueles mais ocupados, uma ótima opção é reservar um tempinho para conversar através do WhatsApp, tirando todas as dúvidas em tempo real, deixando claro que sua atenção é exclusivamente dele naquele momento. 😉
Neste caso, sua abordagem de venda se torna um diferencial competitivo, uma vez que as pessoas sentirão mais confiança e comprometimento em você. Acredite, as pessoas pagam mais caro para ter um bom atendimento.
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