Que o Instagram é a rede social queridinha dos fotógrafos a gente já sabe, mesmo com as recentes mudanças que a ferramenta trouxe, ainda assim é um dos principais canais de divulgação dos trabalhos de fotografia.
Porém, nem sempre é fácil ter ideias de conteúdo para fotógrafos no Instagram, e por isso muitos acabam não tendo constância na rede, não obtendo todos os benefÃcios que o Instagram pode trazer.
Vamos começar dizendo que criar conteúdo para o Instagram é sim o dever do fotógrafo que quer divulgar seu trabalho, sendo relevante para seus clientes, parceiros e fornecedores. Já que conteúdo engaja, posiciona e destaca o profissional.
E para isso, vamos te ensinar alguns passos simples para você nunca mais ficar sem ter o que postar no seu Instagram. 😉
Marketing de conteúdo, o que é?
Quando pensamos em criar conteúdo, temos que lembrar que isso faz parte de uma estratégia do marketing.
O marketing de conteúdo não é algo novo, e um dos primeiros cases de sucesso data de mais de 100 anos, que é o Guia Michelin. Um fabricante de pneus que resolveu dar dicas de restaurantes para seus clientes, e se tornou uma referência até os dias atuais.
Marketing de conteúdo nada mais é do que a estratégia que visa atrair, envolver, posicionar e crescer a base de clientes através da criação de conteúdo de relevância para o público-alvo, conteúdo esse que vai além da venda.
Vamos lembrar do Guia Michelin… O que pneus tem a ver com gastronomia? Absolutamente nada, mas o guia é relevante para o público-alvo, e ajudou a posicionar a empresa sem um discurso massivo de vendas, somente com sugestões de bons lugares para fazer uma refeição.
Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos
Importância de criar conteúdo de valor
Um bom conteúdo no Instagram traz inúmeros benefÃcios para o negócio de fotografia, pois tem a finalidade de tirar dúvidas, ensinar, orientar, divertir, entreter e educar a audiência, sendo uma excelente ferramenta para gerar autoridade na fotografia e nicho de atuação.
Criar conteúdo para audiência além de engajar a audiência também ajuda a vender mais, já que a marca fica posicionada à frente dos concorrentes.
Mais do que ser encontrado no Instagram, o marketing de conteúdo te ajuda ter uma excelente apresentação e com isso atrair mais clientes alinhados com o propósito da marca.
Como criar um bom conteúdo
Persona
Não tem como criar um bom conteúdo sem saber quem é sua persona, ter clareza sobre esse passo é o pilar da estratégia de comunicação.
Pois como ser relevante se não se sabe para quem está criando e quais os gostos, preferências e anseios dessa audiência? Invista tempo em uma boa pesquisa de persona;
Objetivo
Defina um objetivo, alguns posts devem ter a finalidade de serem compartilhados, outros de serem salvos, stories podem engajar, outros aproximar a audiência, lives mostram mais autoridade, etc.
Use cada um dos conteúdos para um objetivo especÃfico, de forma que faça sentido na estratégia com um todo;
Veja também: Aprenda como definir seus objetivos e metas na fotografia
Utilize todos os recursos
O Instagram é uma das redes sociais mais completas da atualidade, tem formatos para fotos, vÃdeos, lives, stories, direct, comentários etc.
Então utilize cada uma das funcionalidades a favor do negócio. Não poste apenas no feed, ou crie conteúdo apenas nos stories.
Cada uma das funcionalidades é importante na estratégia de conteúdo de sucesso, isso porque é mais fácil impactar através de mais formatos;
Observe a concorrência e outros mercados
Consumir conteúdo da concorrência, de outras redes e até mesmo de outros mercados pode dar insights valiosos para o próprio conteúdo.
Não se trata de copiar, mas analisar posts, comportamentos, formatos, a fim de criar um conteúdo autêntico baseado em pesquisas.
Linha editorial e calendário editorial
Agora que já desvendamos as premissas para criar um bom conteúdo é hora de colocar a mão na massa, criar um bom planejamento e nunca mais ficar sem postar por falta de tempo ou de ideias.
Para isso temos duas ferramentas bastante eficazes na hora de criar o conteúdo, a linha editorial e o calendário editorial.
A linha editorial é a definição dos temas e assuntos que serão abordados nos conteúdos, visto que falar de conteúdo é algo muito amplo, mas quando são definidos quais tipos de assunto serão abordados a criação se torna mais fácil.
Nesse momento é feito um recorte nos assuntos baseados no interesse da audiência e nos objetivos da comunicação. Não esqueça também de alinhar qual tom de voz representa a personalidade da marca.
Já o calendário editorial ajuda no planejamento dos posts, com a linha editorial definida é hora de planejar cada conteúdo e quando eles serão postados.
Afinal, estratégia e planejamento são as ferramentas de ouro para garantir sucesso nas ações.
No calendário de conteúdo são definidas quais imagens ou vÃdeos, legendas, hashtags, dias e horários para a publicação. Assim é possÃvel ter a visão do todo, evitar erros, ter mais liberdade e assertividade nas publicações.
O calendário pode ser bimestral, mensal, quinzenal ou como preferir. Sendo que sempre é possÃvel fazer ajustes.
Ideias de conteúdo no Instagram para fotógrafos
Vejamos algumas ideias de conteúdo para fotógrafos:
Fale sobre você e sobre seu negócio
Na fotografia a conexão entre profissional e cliente é bastante importante, então crie conteúdos mostrando quem é você, motivos de ter escolhido a fotografia e o nicho de atuação. Fale sobre suas evoluções, cursos e atualizações.
Mostre sua história.
Depoimentos de clientes
Esse tipo de post é extremamente relevante na comunicação, uma vez que mostra a prova social do seu trabalho. É a avaliação de um cliente, um endosso de como o trabalho é bom.
Tire dúvidas
Dúvidas de um cliente pode ser a dúvida da maioria da audiência, aproveite e responda em forma de post, pode ser um carrossel, um vÃdeo ou uma caixinha de perguntas.
Essa é uma excelente forma não apenas de educar, mas também de quebrar objeções dos clientes. Não deixe de aproveitar as perguntas dos clientes para criar conteúdo, selecione as mais interessantes e coloque no seu calendário;
Collabs
O que é relevante para sua audiência que vai além da fotografia? Crie conteúdo com outros profissionais que agreguem, mesmo que não sejam apenas sobre fotografia, lembre-se do Guia Michelin.
Esse conteúdo pode ser criado em conjunto, em forma de vÃdeo, carrossel, ou mesmo uma live;
Curiosidades
O universo da fotografia é muito rico, traga curiosidades e novidades que possam ser interessantes para audiência;
Dicas e sugestões
Crie dicas que possam ajudar a audiência e posicionar o seu negócio, como por exemplo dicas de looks para um ensaio, como escolher um fotógrafo profissional, dicas para aproveitar o ensaio, como escolher bons profissionais para o casamento, etc.
Com o calendário em mãos, faça o agendamento dos posts, assim o processo fica automatizado dando mais liberdade para fotografar.
O agendamento pode ser feito por softwares pagos ou direto pelo Estúdio de Criação do Facebook ou mesmo pelo Meta Business.
Após esse post seu Instagram nunca mais será o mesmo. Inicie agora mesmo sua estratégia de conteúdo na fotografia.
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