Que o Instagram é a rede social queridinha dos fotógrafos a gente já sabe, mesmo com as recentes mudanças que a ferramenta trouxe, ainda assim é um dos principais canais de divulgação dos trabalhos de fotografia.

Porém, nem sempre é fácil ter ideias de conteúdo para fotógrafos no Instagram, e por isso muitos acabam não tendo constância na rede, não obtendo todos os benefícios que o Instagram pode trazer.

Vamos começar dizendo que criar conteúdo para o Instagram é sim o dever do fotógrafo que quer divulgar seu trabalho, sendo relevante para seus clientes, parceiros e fornecedores. Já que conteúdo engaja, posiciona e destaca o profissional.

E para isso, vamos te ensinar alguns passos simples para você nunca mais ficar sem ter o que postar no seu Instagram. 😉

Marketing de conteúdo, o que é?

Quando pensamos em criar conteúdo, temos que lembrar que isso faz parte de uma estratégia do marketing.

O marketing de conteúdo não é algo novo, e um dos primeiros cases de sucesso data de mais de 100 anos, que é o Guia Michelin. Um fabricante de pneus que resolveu dar dicas de restaurantes para seus clientes, e se tornou uma referência até os dias atuais.

Marketing de conteúdo nada mais é do que a estratégia que visa atrair, envolver, posicionar e crescer a base de clientes através da criação de conteúdo de relevância para o público-alvo, conteúdo esse que vai além da venda.

Vamos lembrar do Guia Michelin… O que pneus tem a ver com gastronomia? Absolutamente nada, mas o guia é relevante para o público-alvo, e ajudou a posicionar a empresa sem um discurso massivo de vendas, somente com sugestões de bons lugares para fazer uma refeição.

Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos

Importância de criar conteúdo de valor

Um bom conteúdo no Instagram traz inúmeros benefícios para o negócio de fotografia, pois tem a finalidade de tirar dúvidas, ensinar, orientar, divertir, entreter e educar a audiência, sendo uma excelente ferramenta para gerar autoridade na fotografia e nicho de atuação.

Criar conteúdo para audiência além de engajar a audiência também ajuda a vender mais, já que a marca fica posicionada à frente dos concorrentes.

Mais do que ser encontrado no Instagram, o marketing de conteúdo te ajuda ter uma excelente apresentação e com isso atrair mais clientes alinhados com o propósito da marca.

Como criar um bom conteúdo

Persona

Não tem como criar um bom conteúdo sem saber quem é sua persona, ter clareza sobre esse passo é o pilar da estratégia de comunicação.

Pois como ser relevante se não se sabe para quem está criando e quais os gostos, preferências e anseios dessa audiência? Invista tempo em uma boa pesquisa de persona;

Objetivo

Defina um objetivo, alguns posts devem ter a finalidade de serem compartilhados, outros de serem salvos, stories podem engajar, outros aproximar a audiência, lives mostram mais autoridade, etc.

Use cada um dos conteúdos para um objetivo específico, de forma que faça sentido na estratégia com um todo;

Veja também: Aprenda como definir seus objetivos e metas na fotografia

Utilize todos os recursos

O Instagram é uma das redes sociais mais completas da atualidade, tem formatos para fotos, vídeos, lives, stories, direct, comentários etc.

Então utilize cada uma das funcionalidades a favor do negócio. Não poste apenas no feed, ou crie conteúdo apenas nos stories.

Cada uma das funcionalidades é importante na estratégia de conteúdo de sucesso, isso porque é mais fácil impactar através de mais formatos;

Observe a concorrência e outros mercados

Consumir conteúdo da concorrência, de outras redes e até mesmo de outros mercados pode dar insights valiosos para o próprio conteúdo.

Não se trata de copiar, mas analisar posts, comportamentos, formatos, a fim de criar um conteúdo autêntico baseado em pesquisas. 

Linha editorial e calendário editorial

Agora que já desvendamos as premissas para criar um bom conteúdo é hora de colocar a mão na massa, criar um bom planejamento e nunca mais ficar sem postar por falta de tempo ou de ideias.

Para isso temos duas ferramentas bastante eficazes na hora de criar o conteúdo, a linha editorial e o calendário editorial.

A linha editorial é a definição dos temas e assuntos que serão abordados nos conteúdos, visto que falar de conteúdo é algo muito amplo, mas quando são definidos quais tipos de assunto serão abordados a criação se torna mais fácil. 

Nesse momento é feito um recorte nos assuntos baseados no interesse da audiência e nos objetivos da comunicação. Não esqueça também de alinhar qual tom de voz representa a personalidade da marca.

Já o calendário editorial ajuda no planejamento dos posts, com a linha editorial definida é hora de planejar cada conteúdo e quando eles serão postados.

Afinal, estratégia e planejamento são as ferramentas de ouro para garantir sucesso nas ações.

No calendário de conteúdo são definidas quais imagens ou vídeos, legendas, hashtags, dias e horários para a publicação. Assim é possível ter a visão do todo, evitar erros, ter mais liberdade e assertividade nas publicações.

O calendário pode ser bimestral, mensal, quinzenal ou como preferir. Sendo que sempre é possível fazer ajustes. 

Ideias de conteúdo no Instagram para fotógrafos

Vejamos algumas ideias de conteúdo para fotógrafos:

Fale sobre você e sobre seu negócio

Na fotografia a conexão entre profissional e cliente é bastante importante, então crie conteúdos mostrando quem é você, motivos de ter escolhido a fotografia e o nicho de atuação. Fale sobre suas evoluções, cursos e atualizações.

Mostre sua história.

Depoimentos de clientes

Esse tipo de post é extremamente relevante na comunicação, uma vez que mostra a prova social do seu trabalho. É a avaliação de um cliente, um endosso de como o trabalho é bom.

Tire dúvidas

Dúvidas de um cliente pode ser a dúvida da maioria da audiência, aproveite e responda em forma de post, pode ser um carrossel, um vídeo ou uma caixinha de perguntas.

Essa é uma excelente forma não apenas de educar, mas também de quebrar objeções dos clientes. Não deixe de aproveitar as perguntas dos clientes para criar conteúdo, selecione as mais interessantes e coloque no seu calendário;

Collabs

O que é relevante para sua audiência que vai além da fotografia? Crie conteúdo com outros profissionais que agreguem, mesmo que não sejam apenas sobre fotografia, lembre-se do Guia Michelin.

Esse conteúdo pode ser criado em conjunto, em forma de vídeo, carrossel, ou mesmo uma live;

Curiosidades

O universo da fotografia é muito rico, traga curiosidades e novidades que possam ser interessantes para audiência;

Dicas e sugestões

Crie dicas que possam ajudar a audiência e posicionar o seu negócio, como por exemplo dicas de looks para um ensaio, como escolher um fotógrafo profissional, dicas para aproveitar o ensaio, como escolher bons profissionais para o casamento, etc.

Com o calendário em mãos, faça o agendamento dos posts, assim o processo fica automatizado dando mais liberdade para fotografar.

O agendamento pode ser feito por softwares pagos ou direto pelo Estúdio de Criação do Facebook ou mesmo pelo Meta Business.

Após esse post seu Instagram nunca mais será o mesmo. Inicie agora mesmo sua estratégia de conteúdo na fotografia.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀