A grande maioria dos empreendimentos de fotografia são negócios locais, ou seja, atuam em uma determinada localidade, atendendo somente os habitantes da própria cidade ou, no máximo, de cidades vizinhas.
É verdade que existem fotógrafos requisitados nacionalmente mas, mesmo estes, também iniciaram suas carreiras focados em conquistar o mercado da própria região, para depois expandir seu alcance.
Com isso em mente, fica nítida a importância de trabalhar o marketing local para fotógrafos, chamando a atenção das pessoas que moram próximas ao estúdio, e que realmente podem contratar seus serviços.
Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas práticas para te ajudar a deixar a concorrência para trás e conquistar a clientela da sua cidade, usando estratégias online e offline.
Vamos às dicas? 😎
O que é marketing local para fotógrafos?
Podemos definir o marketing local como um conjunto de ações restritas a uma segmentação geográfica, com a intenção de atrair os consumidores de uma localidade em especial.
Como veremos nos tópicos a seguir, essas ações se tornaram mais eficientes e econômicas no ambiente online, com o surgimento das tecnologias de geolocalização.
O básico para começar da forma correta
Para iniciar qualquer estratégia de marketing, seja em nível nacional ou regional, é necessário ter alguns direcionamentos bem definidos, para otimizar os resultados e atrair as pessoas corretas.
Aqui faremos uma breve introdução sobre as diretrizes necessárias. No entanto, você pode encontrar conteúdos mais detalhados sobre esses assuntos aqui mesmo no blog da YouFocus.
Determine sua região de atuação
Para fazer um bom trabalho de marketing local para fotógrafos, comece definindo em qual cidade, ou mesmo bairro, pretende concentrar seus esforços.
Escolha um nicho principal
Tenha clareza sobre qual é sua principal área de atuação. Você pode atuar em mais de um nicho, mas é necessário priorizar na sua comunicação.
Conheça seu público-alvo
Conheça muito bem o seu público-alvo, compreendendo as suas características, necessidades e expectativas.
Defina seu posicionamento
Escolha alguns de seus diferenciais para trabalhar seu posicionamento de marca, tornando seu negócio de fotografia único na região.
Estes elementos são a base de todas as suas ações de marketing. Somente com eles você conseguirá criar conteúdos alinhados aos interesses da sua persona, e manter uma coerência em suas narrativas.
Ações online de marketing local para fotógrafos
Nos dias atuais, é praticamente impossível manter uma empresa financeiramente saudável sem estar presente e ativa na internet.
Isso porque, 08 a cada 10 pessoas pesquisam por produtos e serviços no Google antes de entrar em contato com uma empresa. Quando você precisa de um hotel, por exemplo, costuma procurar aonde? 🤔
No mercado de fotografia isso não é diferente. Por este motivo, vamos mostrar algumas ferramentas essenciais para qualquer fotógrafo que queira se tornar referência dentro de sua cidade.
SEO e conteúdos locais
A ferramenta mais básica que todo profissional sério deve ter, é um site para fotógrafos bonito e com navegação intuitiva, para mostrar toda a qualidade do seu portfólio, além de exibir as informações para contato.
No entanto, para ter sucesso na estratégia de marketing local para fotógrafos, é necessário otimizar o SEO dos seus conteúdos, utilizando seu nicho principal de atuação e sua cidade de forma predominante.
É possível fazer isso através dos títulos, textos e imagens do site. Dessa maneira, quando alguém estiver procurando por fotógrafos como você na sua região, o algoritmo do Google irá indicar a sua página.
Vale ressaltar que, para conquistar uma posição privilegiada no buscador, é necessário ter constância na criação de conteúdos, e também uma boa dose de persistência. Mas tenha certeza, o esforço valerá a pena.
Redes sociais
Por serem muito populares, as redes sociais são excelentes alternativas para fazer divulgação de produtos e serviços concentrados em uma localidade específica.
Ao elaborar um anúncio pago, o fotógrafo pode fazer diversas configurações, inclusive limitar o raio de alcance da campanha, deixando-a visível somente para usuários que residem na sua região.
De nada adianta uma pessoa que mora em Salvador, na Bahia, visualizar o anúncio de um profissional que atende somente na região de Curitiba, no Paraná. Não haverá interesse em saber mais sobre a oferta.
Neste sentido, utilizar as redes sociais para atingir o público correto pode fazer toda a diferença no resultado da ação. Além disso, ao controlar a área de divulgação, o investimento também é otimizado.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela gigante da tecnologia, com a intenção de agrupar as empresas de uma região, facilitando o contato entre consumidores e empreendedores.
Ao criar uma conta na plataforma, você pode adicionar uma série de informações relevantes, como:
⦁ URL do site;
⦁ Logotipo da empresa;
⦁ Endereço do estúdio;
⦁ Telefone de contato;
⦁ Horário de funcionamento;
⦁ Perguntas e respostas;
⦁ Galeria de fotos;
⦁ Etc.
Além disso tudo, há também a possibilidade de receber depoimentos de clientes, relatando suas experiências sobre o trabalho. É uma ótima maneira de conquistar uma boa reputação através de prova social.
Assim como nos resultados de busca padrão do Google, as empresas também batalham pelas primeiras posições do Google Meu Negócio. Para te ajudar, vamos apresentar alguns fatores que podem influenciar no ranqueamento:
Atualizações frequentes
Mantenha seu perfil sempre atualizado, publicando novas fotos e textos periodicamente.
Avaliações positivas
Incentive que seus clientes avaliem seu estúdio para mostrar ao algoritmo que você possui uma boa reputação.
Responder comentários
Responda a todas as perguntas e comentários deixados por internautas em seu perfil, mantendo-se ativo na plataforma.
Parcerias comerciais
Para concluir, vamos apresentar uma maneira offline de ampliar o alcance da sua empresa, contribuindo com sua jornada para conquistar sua cidade através do marketing local para fotógrafos.
Estamos falando da boa e velha parceria comercial na fotografia, que busca combinar os esforços de duas empresas, a fim de beneficiar ambos os lados.
Para isso, o primeiro passo é identificar estabelecimentos que oferecem produtos e serviços inseridos no mesmo universo do seu público-alvo. Os parceiros podem variar muito, dependendo do nicho na fotografia.
Se você atua na área de fotografia de casamentos, pode firmar parcerias com:
• Cerimoniais;
• Espaços de eventos;
• Salões de beleza;
• Etc.
Já os profissionais especializados em fotografia newborn, podem procurar por:
• Lojas de móveis para bebês;
• Lojas de roupas para gestantes;
• Maternidades;
• Etc.
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