O ano já está quase acabando, e mais do que fazer promessas de ano novo, é hora de planejar as ações que você precisa fazer para alcançar seus objetivos de negócio.

Estamos falando da necessidade do planejamento anual para fotógrafos, um documento que serve como diretriz das ações a serem feitas em cada momento do ano seguinte.

É muito comum que fotógrafos, na correria do dia a dia e focados entre tantas tarefas diárias, acabem perdendo oportunidades valiosas por falta de planejamento.

Neste post, você vai aprender como elaborar seu planejamento anual para sair na frente e começar o novo período com tudo. Vamos lá? 😉

A importância do planejamento anual

Você já ouviu a frase: para quem está perdido, qualquer caminho serve?

Com o seu negócio funciona da mesma maneira. É preciso criar uma rota, um trajeto para que você possa chegar nos objetivos que deseja, e é isso que o planejamento anual na fotografia representa: uma sequência de ações já previamente pensadas para serem executadas com a finalidade de alcançar aspirações.

Muitos fotógrafos ainda não usam essa ferramenta, e por essa razão acabam “atropelando” as ações de marketing e metas financeiras ao longo do ano, na maioria das vezes, essas ações emergenciais são feitas sem que sejam tão efetivas quanto deveriam.

Planejar com antecedência, faz você ter mais clareza na hora de definir quais ações serão mais oportunas ao longo do ano, prevendo as sazonalidades do negócio para criar campanhas e aproveitar cada época do ano.

Veja também: Como fazer um calendário promocional de fotografia

Essas informações, além da clareza citada acima, também trazem mais competitividade para o negócio.

O que é o planejamento anual para fotógrafos?

O planejamento anual nada mais é que uma ferramenta onde são definidos todos os objetivos que a empresa tem para aquele ano, e quais as ações necessárias para chegar lá.

É importante que o planejamento seja realista, prevendo as oscilações do mercado, capacidade de investimento financeiro da empresa, a sazonalidade conforme o nicho e as oportunidades.

E, além da definição dos objetivos, é de suma importância também acompanhar o andamento das ações para saber se o planejamento está como previsto. Para isso, indicadores de desempenho são muito importantes.

Como criar um planejamento anual em 4 passos

1º Passo – Diagnóstico

Não é possível planejar o futuro sem olhar para o presente, ou você corre o risco de criar metas e objetivos inalcançáveis, o que é o principal motivo de abandono do planejamento em grande número dos casos.

Olhe para sua empresa e faça um diagnóstico, coloque quais foram os números alcançados, quais metas foram batidas, quais foram os gargalos do negócio e quais são as oportunidades que estão por vir.

Nesse diagnóstico a Análise SWOT pode te ajudar, uma ferramenta de simples aplicação que pode te conduzir a um panorama melhor da empresa, mostrando quais são os pontos fortes e fracos, além de ajudar a identificar as oportunidades e ameaças.

2º Passo – Definição de Metas e Objetivos

A hora de traçar metas e objetivos é muito importante para o sucesso do planejamento, esses dois pontos precisam ser realistas.

Não adianta criar uma meta não alcançável e ter o planejamento boicotado por você mesmo ou descrever uma meta que não é compatível com a saúde da empresa e sofrer as consequências. Então aqui a lição é: tenha clareza e objetividade na hora desse passo do planejamento.

3º Passo – Desenhe quais ações vão te ajudar a conquistar os objetivos

Nesse momento é hora de planejar as ações, primeiramente pense em quais demandas você realizou que deram certo e possam ser replicadas no ano seguinte.

Como por exemplo, uma ação de vendas em uma data promocional ou tipo de anúncio que ajudou a aumentar as vendas ou melhorou sua presença de marca.

Pense em ações mês a mês contemplando as datas promocionais e as sazonalidades do negócio que devem ser supridas ao longo do ano.

Também separe as metas financeiras por mês ou períodos menores, pois assim é mais fácil acompanhar o desempenho. 

Nesse passo, cada ação deve ter sua breve descrição do que será feito, qual a meta a ser alcançada, quais recursos serão empregados e orçamento.

Exemplos:

Janeiro

Ensaio temático infantil tema Verão:
Esse ensaio terá duração do dia 03 ao dia 31 de janeiro. 

Meta de Vendas:
Realizar 50 ensaios infantis durante o mês / 13 ensaios por semana.

Meta de Faturamento:
R$20.000,00, correspondente a 5% de crescimento com relação ao ano anterior.

Ações planejadas:

• Criar anúncios no Facebook e Instagram com foco na venda do ensaio com 20 dias antes de antecedência. 

• Criar anúncios no Google como foco na venda dos ensaios com 10 dias de antecedência.

• Divulgar para lista de clientes do estúdio o novo ensaio, via WhatsApp, e-mail e ligações, com 20 dias de antecedência.

• Criar conteúdo para redes sociais com foco na experiência do ensaio temático infantil.

Orçamento:
R$2.000,00 para anúncios + R$1.000,00 para composição do cenário.

Crie um calendário de ações mensais, pois assim fica mais fácil colocar em prática a execução.

É importante ressaltar que o planejamento mensal pode ter mais de uma ação, mas sempre coloque o que é possível de ser realizado.

4º Passo – Acompanhe as ações: 

Para o sucesso do planejamento é imprescindível o acompanhamento, bem como o monitoramento do alcance das metas.

Por fim, lembre-se que o planejamento deve ser algo para auxiliar a vida do fotógrafo, e por isso deve ser adaptado para cada realidade, sempre levando em consideração o histórico e necessidade da empresa.

Ainda vale lembrar, que as ações podem ser corrigidas ao longo do caminho, já que o planejamento é um guia para auxiliar no alcance dos objetivos da empresa.

Mas garantimos a você, planejar é sempre o primeiro passo para o sucesso dos negócios.

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