Empreender é um desafio e tanto, e na fotografia não é diferente. Tudo começa com um sonho, um desejo enorme de viver do próprio talento, daquilo que se ama: a fotografia.
Mas, ao longo do caminho, muitas dúvidas e obstáculos podem surgir, levando os profissionais iniciantes a cometerem alguns erros devido a inexperiência.
Para ajudar em sua trajetória, listamos os 10 erros mais comuns que os fotógrafos cometem em suas empresas, para que você possa prevenir ou mesmo consertar situações para seu negócio prosperar.
Vem com a gente para saber mais. 😃
1. Não ter uma persona bem definida
Essa é a premissa básica de qualquer empresa, no entanto, a maioria dos fotógrafos ainda negligencia essa etapa tão importante.
Ter um público bem definido é o requisito básico de toda estratégia de marketing e vendas, afinal, uma empresa é feita para seus clientes.
Se você não conhecer bem o seu público-alvo, como poderá oferecer produtos e serviços que os agrade? E como saberá como se comunicar com eles de maneira efetiva?
Se você se identificou com esse primeiro erro, é hora de corrigi-lo. Comece fazendo as seguintes perguntas:
• Quem é meu cliente ideal?
• Onde ele mora?
• O que ele faz, sente e vê?
• Que solução posso oferecer para esse cliente?
• Etc.
O perfil do seu cliente ideal consiste na criação de um avatar, ou seja, um personagem semi fictício, que reúne as características do público que você deseja atender.
Nesse post aqui você encontra um passo a passo para criar sua persona.
2. Não definir metas e objetivos
Outro erro bastante comum para profissionais que empreendem na fotografia, é a falta de definição de metas e objetivos.
O processo de trabalho de um fotógrafo é criativo, no entanto, não definir quais são as metas de curto, médio e longo prazo podem levar o negócio ao fracasso.
Quem nunca ouviu falar que para quem está perdido qualquer caminho serve?
É exatamente isso que acontece quando não se tem clareza sobre as metas e objetivos de um negócio, afinal, sem direcionamento, o profissional pode acabar perdendo o foco com as demandas do dia-a-dia.
Vale lembrar que apenas definir metas e objetivos não é garantia de sucesso, mas é o ponto de partida fundamental.
Defina metas financeiras, de vendas e de produtividade, para começar.
Mas é importante lembrar que suas metas e objetivos devem ser realistas, baseadas em históricos anteriores ou em números plausíveis, pois não há nada pior do que ter metas inatingíveis.
Caso precise de ajuda para definir seus objetivos, acesse esse conteúdo aqui.
3. Não ter um site profissional
Esse é um erro clássico de fotógrafos que utilizam apenas as redes sociais como ponto de contato com os clientes. Não ter um site profissional é um verdadeiro “tiro no pé”.
A boa notícia é que este erro é muito fácil de ser resolvido, pois hoje existem inúmeras ferramentas, com preços acessíveis, para construir excelentes páginas.
Ter um site contribui, e muito, para transmitir mais credibilidade aos clientes e parceiros, e ainda facilita muito para ser encontrado no Google.
Confira este post aqui com dicas do que não pode falar em um site de fotografia.
4. Não ter um calendário promocional
Toda empresa deve considerar a sazonalidade do seu negócio, e nas empresas de fotografia essa estratégia também é válida, pois as datas promocionais são excelentes oportunidades para gerar demandas.
Para criar um calendário promocional, observe as datas comemorativas que fazem sentido para o seu nicho de fotografia e crie ações promocionais temáticas em cima delas.
O calendário promocional pode ainda contemplar lançamentos, campanhas especiais de descontos, eventos especiais ou sessões exclusivas e de tempo limitado.
Para aprender como elaborar seu calendário promocional, acesse essa página.
5. Não ter uma estratégia de Instagram
Assim como não ter um site profissional, não ter estratégia no Instagram é outro erro comum e que afeta a captação de clientes na fotografia.
O perfil profissional de um fotógrafo precisa ser estratégico, desde a Bio até o conteúdo publicado no feed ou story, e não somente um repositório de fotos.
O Instagram é uma das redes sociais mais importantes da atualidade e, por isso, muitos potenciais clientes estão presentes, bem como sua concorrência.
Por este motivo, ter uma estratégia é vital para o fotógrafo criar posicionamento de marca através de publicações, apresentar seu trabalho e atrair novos clientes.
Aprenda a trabalhar seu marketing no Instagram com estas dicas.
6. Não manter o blog atualizado
O Google ainda é o principal buscador da internet, por isso, ter visibilidade nele é sempre muito importante, já que as pessoas que buscam conteúdos nele têm uma intenção muito mais objetiva.
Possuir um blog sempre atualizado, com conteúdos relevantes para o cliente, é uma das melhores maneiras para ganhar autoridade dentro de uma região.
Você pode produzir conteúdos para tirar dúvidas comuns sobre seu trabalho, dar dicas úteis, ou mesmo escrever relatos bacanas sobre os trabalhos que realizou, sempre usando suas melhores fotos para ilustrar os posts, é claro.
Lembre-se de sempre otimizar seus textos com técnicas de SEO, buscando aumentar as suas chances de conquistar bons posicionamentos nas buscas.
7. Não pensar na experiência dos clientes
Um cliente não deve ser apenas um número em uma empresa, ainda mais quando falamos de fotografia, um trabalho criativo que mexe com autoestima, lembranças e momentos importantes da vida das pessoas.
E por isso é um erro grave não pensar em qual experiência esse cliente terá com sua empresa.
A experiência do cliente deve ser pensada desde o momento que ele tem o primeiro contato com seu negócio, seja através de um anúncio ou rede social, até o pós-venda.
Toda a jornada do cliente com o fotógrafo deve ser desenhada para ser simples e superar as expectativas, buscando sempre a fidelização.
Trabalhe pelo encantamento em todas as fases, pois, um cliente satisfeito vale muito.
Para aprender a projetar ótimas experiências, confira este conteúdo.
8. Não usar ferramentas de tecnologia
Já vimos que empreender na fotografia é um desafio grande, já que existem tantas tarefas a serem realizadas. Porém nem tudo precisa ser tão complicado.
Existem ferramentas de tecnologia que facilitam o dia a dia do fotógrafo, tanto nos processos criativos, quanto na administração do negócio.
Não usar essas ferramentas para otimizar as demandas da empresa é um erro que pode ser corrigido facilmente, uma vez que existem ferramentas úteis com preços muito convidativos.
Uma das ferramentas mais utilizadas pelos fotógrafos é o Selpics, que simplifica e acelera o processo de seleção de fotos para o fotógrafo, e ainda melhora a experiência do cliente devido a sua praticidade.
Saiba mais sobre o Selpics | Seleção de fotos online.
9. Não definir corretamente seus preços
Nada pode contribuir mais com o fracasso de um negócio, do que a definição incorreta de preços.
Se você não tomar cuidado ao definir o valor do seu trabalho, levando em consideração a necessidade financeira da empresa, o perfil do público-alvo e o preço médio praticado no mercado, dificilmente terá êxito.
É necessário cobrar o suficiente para ser atrativo para o público escolhido, pagar suas despesas e ainda sobrar uma quantia para bancar seu salário e investir em melhorias para o negócio.
10. Não fechar parcerias com outras empresas
Negócios não precisam estar em uma bolha, afastado de tudo e todos.
Fazer parcerias com outras empresas pode ser uma ótima estratégia para ampliar o alcance da sua marca e atrair novos clientes.
Por isso, comece procurando por empresas ou profissionais de outras áreas que atendam o mesmo perfil de clientes que você.
Temos esse post aqui que ensina todos os passos para fechar boas parcerias na fotografia.
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